quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Realmente, Michael Jackson era isso



by Steven Ivory





Você não precisa ser um fã de Michael Jackson para desfrutar de “This Is It”, o documentário da Sony que fala dos ensaios para os shows de Jackson em Londres que nunca aconteceram.
Para gostar desse filme, você não precisa considerer Jackson um santo incompreendido. Você nem ao menos precisa conhecer a música dele.
Você apenas tem que apreciar testemunhar alguém já no cume do seu jogo se esforçando pelo melhor. Você precisa possuir uma curiosidade de voyeur para saber como as coisas funcionam, e estar inteiramente intrigado com a noção assustadora de um pessoa tão focada em sua arte que ela pode literalmente se torná-la.

É compreendido a muito tempo que Michael Jackson era indiscutivelmente um dos maiores entertainers de todos os tempos. “This Is It” ilustra exatamente um absurdo talento magnífico que o homem era.
Essa ilustração, apesar do que os crítcos falaram sobre o filme, não vem de assistir Jackson dirigir seus ensaios. Todo músico sério, não importa se está liderando um coral de igreja numa cidade pequena ou colocando um trio no salão, sabe que o ensaio é para deixar claro o que você quer de seus músicos e respeitosamente pedir por isso.
Enquanto Jackson faz isso, no filme o ponto de sua ‘maldade’ se dá simplesmente por assistí-lo se mover. Porque, observando ele dançando – especialmente em ensaios e não dando tudo de si, é quando você consegue observer os delicados mecanismos de seu brilhantismo – você percebe que enquanto você estava ocupado com sua vida, Jackson estava aperfeiçoando suas maravilhosas habilidades intuitivas como um performer.

Enquanto você estava cuidando do seu divórcio, mesmo com as montruosas vendas de “Thriller” que solidificaram seu lugar na história da música pop, Jackson estava passandoo a maioria das tardes de domingo em casa dançando em frente a um espelho até a exaustão (esta é a verdade), tentando criar algo novo. Enquanto você estava ocupado indo de uma coisa pra outra, MJ estava rompendo o teto de vidro de suas limitações físicas e naturais. Sua grandeza foi corroborada por uma ética de trabalho tão dinâmica e primordial que o resultado parece anormal. A idéia de que outros aspectos da vida dele foram ditos ser uma bagunça fazem da maestria de Jackson no palco algo ainda mais surpreendente.

E ao mesmo tempo, enquando assiste “This Is It”, você entende que ninguém se torna o poderoso entertainer que Jackson era por ter as mais diligentes sessões de prática. O homem era o receptor de um talento. Um talento que ele veio nutrir, implacavelmente às custas de quase tudo em sua vida.

Se você ainda não viu o documentário, aqui vai alguns conselhos ao assistí-lo: não desvie o olhar. Mesmo os mais informados devotos de Jackson pensam que eles ficam maravilhados simplesmente pelas marcas gestuais do cara – os chutes, rodopios e moonwalk imitados por uma multidão de covers de Jackson – quando na verdade eles são seduzidos pela fascinante sutileza de Jackson.
É a instintiva atitude física e ritmo sexy que ocorre em um bilionésimo de segundo quando o corpo de Jackson está no seu caminho, vindo de um movimento e indo para o próximo; a essência que você vai perder se você piscar (ou como eu fiz durante “This Is It”, tenta tomar nota).

De fato, é sua sutileza natural que torna tudo apaixonante, cheio de alegria, expressão física em pura magia, e durante “This Is It”, muitos dos melhores momentos são os de sublime sutileza de Jackson – aqueles movimentos divinos que fizeram os fãs de Jackson gravar suas performances televisivas ao longo dos anos para que eles pudessem saborear o espírito dominante do homem mais e mais.

A verdade é que essa era a habilidade de Jackson como um entertainer – seu vigor como dançarino, seu estilo vocal que incomparavelmente homogeneizou interpretações de pop e soul – isso, afinal, fez todo mundo se importar com o que estava acontecendo em sua vida pessoal.

Considere que para além da persona pública excêntrica de Jackson teria esmagado a formidável carreira com pouco brilho há muito tempo. Sua sedutora ambigüidade que deslumbra como um dos maiores showman dos tempos modernos era e continua sendo a primeira razão para a fascinação do mundo, devoção e quando necessário, simpatia por Michael Jackson. Nós só nos abrimos com curiosidade para a complexa vida privada de Jackson, frequentemente ignorando e/ou perdoando o que nós poderíamos encontrar, na esperança de que alguma coisa – qualquer coisa – ajudaria a lançar alguma luz sobre como um homem pode fazer o que Jackson fez no palco com tanta emoção, fúria e graça. “This Is It” é o mais próximo de uma resposta como estamos vendo agora.
É apropriado que um filme sobre performances ao vivo de música pop tenha sido a última coisa que Jackson nos deixou, em uma era em que a verdadeira arte de cantar, dançar e musicalidade são tudo 'folclore'. “This Is It” é necessário ser visto por qualquer um que (A) quer estar no showbusiness ou (B) ainda está no showbusiness. Mesmo que você faça sua vida nos bastidores – como um executivo do entretenimento, gerente ou representante – veja este filme para lembrar a si mesmo (ou ser apresentado ao conceito) que não há substituto para o talento absoluto e obstinado. Posers, fakers e aquele repulsivo auto-tune que se danem.

A propósito, depois de assistir “This Is It” – vendo e assistindo todos aqueles músicos, cantores e dançarinos verdadeiramente habilidosos – aqueles como Lil’ Wayne não deveriam nunca mais subir num palco com um violão a menos que eles soubessem realmente tocá-lo. Parem de desrespeitar o violão o usando como se fosse um acessório da moda. Ou dedique-se a sério à tarefa de aprender a tocar ou deixe de abusar do instrumento.

Na verdade, isso – realmente ser organizado – é a principal coisa que eu aprendi de “This Is It”. Não importa o que você faz ou está engajado nessa vida. Depois de testemunhar Jackson aturdindo na tela com técnica e incansável dedicação para seu trabalho, se um desejo irreprimível de intensificar seu próprio ‘jogo’ não foi deixado em você, então você perdeu o mais dinâmico movimento de Jackson.


Fonte:
EURWeb | MJJC | MJJ Secret Lovers

Blogger news

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...