Enquanto muitos fãs estão bastante interessados em adquirir cada álbum de Michael Jackson, alguns vão mais longe na sua abordagem. Assim, quatro membros do fórum MJFrance conseguiram entrar em contato com Elliott Straits mais conhecido pelo nome de Dr. Freeze, ou seja o produtor de “Break Of Dawn’ (Invincible), “A Place With No Name” ou “Blue Gangsta”.
Dr. Freeze trabalhou no estúdio com Michael Jackson e reservou em uma recente entrevista muitas notícias interessantes para vocês. E entra mais profundamente nas gravações secretas do Rei do Pop quando for revelada a terceira parte dessa entrevista. A primeira parte será entitulada: Dr. Freeze faz revelações sobre o próximo álbum...
Quagmire: Estou curioso pra saber como você começou a atrabalhar com Michael Jackson ele como entrou em contato com você.
Dr. Freeze trabalhou no estúdio com Michael Jackson e reservou em uma recente entrevista muitas notícias interessantes para vocês. E entra mais profundamente nas gravações secretas do Rei do Pop quando for revelada a terceira parte dessa entrevista. A primeira parte será entitulada: Dr. Freeze faz revelações sobre o próximo álbum...
Quagmire: Estou curioso pra saber como você começou a atrabalhar com Michael Jackson ele como entrou em contato com você.
Dr. Freeze: Eu conhecia seu gerente, John McClain, e estava trabalhando em um álbum com meus parceiros, Spydermann. Após completar o álbum, o projeto não saiu como planejado e tivemos que concelar o lançamento. Eu fiquei muito chateado. E então John McClain disse, “Não se preocupe Freeze. Eu tenho um outro projeto para você. Eu vou estar em negócio com Michael.” “Eu disse: Michael....quem? “E ele disse: Michael Jackson!” Eu não acreditei de primeiro e pensei que estava louco. Então um dia eu estava no telefone com meu pai e alguém me chamou na outra linha...e era Michael! Foi assim que tudo começou. Eu tinha algumas canções e eu fiz para Michael. Ele adorou elas! Porque Michael e eu, nós temos um som muito próximo. Então toda vez que eu propunha alguma coisa, era fácil pra ele estudar a música porque era como se ele já a conhecesse. Eu trazia músicas pra ele e ele amava. Ele adorava elas. E é assim que nos conhecemos.
Q: Falando sobre “Break Of Dawn”, que é uma grande música. Eu acho que é uma das canções mais sensuais que ele já fez e é isso que eu queria ouvir de Michael. Eu não sei se você sabe, esta é a primeira vez que ele fala sobre fazer amor em uma canção. Eu não sei se você abordou muito essa questão com ele.
F: (risos) Sim, obrigado. Era sua canção favorita.
Q: Você lembra do número exato de canções que apresentou pra ele?
F: Eu lhe apresentei diversas canções. As músicas principais em que nós trabalhamos são “Break Of Dawn”, "A Place With No Name” e “Blue Gangsta”.
Estas três canções foram nossas prioridades. “Break of Dawn” é uma das canções que foram finalizadas. Outras foram liberadas mais tarde. Elas são mantidas em reserva.
Q: Falando sobre “Break Of Dawn”, que é uma grande música. Eu acho que é uma das canções mais sensuais que ele já fez e é isso que eu queria ouvir de Michael. Eu não sei se você sabe, esta é a primeira vez que ele fala sobre fazer amor em uma canção. Eu não sei se você abordou muito essa questão com ele.
F: (risos) Sim, obrigado. Era sua canção favorita.
Q: Você lembra do número exato de canções que apresentou pra ele?
F: Eu lhe apresentei diversas canções. As músicas principais em que nós trabalhamos são “Break Of Dawn”, "A Place With No Name” e “Blue Gangsta”.
Estas três canções foram nossas prioridades. “Break of Dawn” é uma das canções que foram finalizadas. Outras foram liberadas mais tarde. Elas são mantidas em reserva.
Q: Então você sugere músicas e Michael diz se gostou de alguma em particular. Pelo que entendi, ele amava tudo em “Break Of Dawn”, e a partir daí ele resolveu se concentrar nessa canção em particular. O que aconteceu depois?
F: Nós estávamos gravando, nós mudamos de estúdio, nós re-gravamos, gravamos mais canções. Você sabe, “A Place With No Name” e “Blue Gangsta” foram gravadas ao mesmo tempo. Existem algumas outras que eu não posso falar agora. Mas outras músicas foram gravadas. Nós guardamos muitas mas essas três foram nossos objetivos principais.
Q: Qual foi sua atitude no primeiro dia de estúdio com ele? Como você se sentiu?
F: Foi bastante assustador pra mim! Eu senti como se estivesse de volta à escola primária e não soubesse nada sobre produção! Com Michael eu reaprendi tudo. Os outros produtores e eu éramos como estudantes diante de um professor. Com Michael, era como se eu não soubesse nada sobre nosso trabalho: nós tivemos que começar de novo e reaprender tudo. Ele nos ensinou a fazer tudo da melhor maneira possível: Michael era um perfeccionista e tivemos que começar do zero para produzir a música da melhor maneira possível. Eu estava muito nervoso, muito nervoso mas muito honrado! De maneira alguma Michael estava mais nervoso com você do que você com ele. Era simplesmente a pessoa mais maravilhosa com a qual você jamais poderia sonhar em trabalhar junto. Foi ótimo! Ele sabia tudo sobre a indústria da música, tudo sobre tudo, nada era estranho para ele, e ele me ensinou muito. Finalmente, ele era muito humilde e criativo. Foi realmente ótimo trabalhar com ele.
Q: Você então propôs “Break Of Dawn”, e então você refez a canção completamente seguindo o conselho dele?
F: Nós estávamos gravando, nós mudamos de estúdio, nós re-gravamos, gravamos mais canções. Você sabe, “A Place With No Name” e “Blue Gangsta” foram gravadas ao mesmo tempo. Existem algumas outras que eu não posso falar agora. Mas outras músicas foram gravadas. Nós guardamos muitas mas essas três foram nossos objetivos principais.
Q: Qual foi sua atitude no primeiro dia de estúdio com ele? Como você se sentiu?
F: Foi bastante assustador pra mim! Eu senti como se estivesse de volta à escola primária e não soubesse nada sobre produção! Com Michael eu reaprendi tudo. Os outros produtores e eu éramos como estudantes diante de um professor. Com Michael, era como se eu não soubesse nada sobre nosso trabalho: nós tivemos que começar de novo e reaprender tudo. Ele nos ensinou a fazer tudo da melhor maneira possível: Michael era um perfeccionista e tivemos que começar do zero para produzir a música da melhor maneira possível. Eu estava muito nervoso, muito nervoso mas muito honrado! De maneira alguma Michael estava mais nervoso com você do que você com ele. Era simplesmente a pessoa mais maravilhosa com a qual você jamais poderia sonhar em trabalhar junto. Foi ótimo! Ele sabia tudo sobre a indústria da música, tudo sobre tudo, nada era estranho para ele, e ele me ensinou muito. Finalmente, ele era muito humilde e criativo. Foi realmente ótimo trabalhar com ele.
Q: Você então propôs “Break Of Dawn”, e então você refez a canção completamente seguindo o conselho dele?
F: Não, ele só teve que gravar os vocais...e adicionar sua mágica! Era como flores e árvores que cresciam na música! Ele a tocava [a música] e ela se tornava mágica! Eu fiquei chocado!
Q: Assim todas as partes musicais e a letra foram feitas com antecedência?
F: Sim, ele amou a canção! Ele queria deixá-la como era! Tudo que eu tinha feito sobre esta canção, ninguém tinha o direito de mudar qualquer coisa. Porque parece com o que ele ouviu pela primeira vez, nós tínhamos um sonho, uma visão, e ele queria recriar este sonho na música até o último detalhe. Ele não queria mudar nada, queria manter a mágica da música absolutamente intacta. O que você escuta em Invincible é exatamente a versão que eu dei à ele antes de ele acrescentar seus vocais.
Q: Quanto tempo ele levou pra gravar a canção?
F: Ele levou tempo porque queria muita força na voz, especialmente a harmonia que você estuta no refrão. Levou tempo. O processo de estúdio foi tão longo como se estivéssemos rodando um filme!
Q: Naquela época, ele também trabalhou em outras canções de Invincible?
F: Sim.
Q: Então ele gravou sua voz, ouviu, arranjou, começou a trabalhar com outras canções, e retornou em alguns dias para fazer capturas adicionais?
F: Sim, era um trabalho de incrementação. Ás vezes ele gravava os vocais principais, e às vezes era apenas o refrão ou improviso...ele também escutou diferentes misturas e mudou alguns detalhes aqui e ali. Ele estava em pleno processo criativo. Queríamos a canção perfeita, e volto para minha analogia com o cinema, ele era como um filmmaker procurando melhorar sua produção cinematográfica fazendo evoluções no script ou mudando os atores. Este tipo de processo foi usado para essa canção, e em geral, para o álbum Invincible.
Q: Assim todas as partes musicais e a letra foram feitas com antecedência?
F: Sim, ele amou a canção! Ele queria deixá-la como era! Tudo que eu tinha feito sobre esta canção, ninguém tinha o direito de mudar qualquer coisa. Porque parece com o que ele ouviu pela primeira vez, nós tínhamos um sonho, uma visão, e ele queria recriar este sonho na música até o último detalhe. Ele não queria mudar nada, queria manter a mágica da música absolutamente intacta. O que você escuta em Invincible é exatamente a versão que eu dei à ele antes de ele acrescentar seus vocais.
Q: Quanto tempo ele levou pra gravar a canção?
F: Ele levou tempo porque queria muita força na voz, especialmente a harmonia que você estuta no refrão. Levou tempo. O processo de estúdio foi tão longo como se estivéssemos rodando um filme!
Q: Naquela época, ele também trabalhou em outras canções de Invincible?
F: Sim.
Q: Então ele gravou sua voz, ouviu, arranjou, começou a trabalhar com outras canções, e retornou em alguns dias para fazer capturas adicionais?
F: Sim, era um trabalho de incrementação. Ás vezes ele gravava os vocais principais, e às vezes era apenas o refrão ou improviso...ele também escutou diferentes misturas e mudou alguns detalhes aqui e ali. Ele estava em pleno processo criativo. Queríamos a canção perfeita, e volto para minha analogia com o cinema, ele era como um filmmaker procurando melhorar sua produção cinematográfica fazendo evoluções no script ou mudando os atores. Este tipo de processo foi usado para essa canção, e em geral, para o álbum Invincible.
Q: Então basicamente, ele mudou o verso, começou a trabalhar em outra canção, e alguns dias depois, ele veio até você e mudou a música de novo?
F: Sim. Quando ele voltou as alterações foram feitas e idéias foram propostas, ele escutou atentamente. Também surgiram [alterações] no momento e arranjou duas ou três coisas. Em última análise, todas as decisões eram dele. Ele era o chefe. Estava aberto a qualquer crítica ou sugestão para beneficiar a canção, para manter sua eficácia. Tudo que interessava era ter hits no poder.
Q: Quem teve a idéia de pegar “A Horse With No Name” do grupo America?
F: Fui eu. De novo, eu fiz toda a música, ele só tinha que aprender a letra. Foi ao mesmo tempo que “Break Of Dawn’, mas não foi extendida e continuei a trabalhar nela mais tarde. Foi melhorada gradualmente.
Q: O que foi planejado para o álbum Invincible ou outro projeto?
F: Inicialmente, foi planejado para Invincible, sim. Não saiu nesse álbum e portanto mantida em reserva como “Blue Gangsta”.
Q: Em comparação com o que vazou na internet, podemos esperar misturas diferentes?
F: Sim. O que vocês ouviram é um mix antigo. A que vocês vão escutar em breve é completamente novo.
Q: Você disse “em breve”? Estou disposto a saber mais!
F: “A Place With No Name” e “Blue Gangsta” estarão, ambas, no próximo álbum de Michael. “ A Place With No Name’ será diferente da que vazou na internet, foi atualizada. Para “Blue Gangsta” eu gravei o instrumental. Então esperem mudanças.
Q: Você terminou essa música com Michael?
F: Absolutamente, foi finalizada.
Q: Quais eram seus sentimentos sobre Michael quando você teve que saber um pouco mais no estúdio?
F: Sim. Quando ele voltou as alterações foram feitas e idéias foram propostas, ele escutou atentamente. Também surgiram [alterações] no momento e arranjou duas ou três coisas. Em última análise, todas as decisões eram dele. Ele era o chefe. Estava aberto a qualquer crítica ou sugestão para beneficiar a canção, para manter sua eficácia. Tudo que interessava era ter hits no poder.
Q: Quem teve a idéia de pegar “A Horse With No Name” do grupo America?
F: Fui eu. De novo, eu fiz toda a música, ele só tinha que aprender a letra. Foi ao mesmo tempo que “Break Of Dawn’, mas não foi extendida e continuei a trabalhar nela mais tarde. Foi melhorada gradualmente.
Q: O que foi planejado para o álbum Invincible ou outro projeto?
F: Inicialmente, foi planejado para Invincible, sim. Não saiu nesse álbum e portanto mantida em reserva como “Blue Gangsta”.
Q: Em comparação com o que vazou na internet, podemos esperar misturas diferentes?
F: Sim. O que vocês ouviram é um mix antigo. A que vocês vão escutar em breve é completamente novo.
Q: Você disse “em breve”? Estou disposto a saber mais!
F: “A Place With No Name” e “Blue Gangsta” estarão, ambas, no próximo álbum de Michael. “ A Place With No Name’ será diferente da que vazou na internet, foi atualizada. Para “Blue Gangsta” eu gravei o instrumental. Então esperem mudanças.
Q: Você terminou essa música com Michael?
F: Absolutamente, foi finalizada.
Q: Quais eram seus sentimentos sobre Michael quando você teve que saber um pouco mais no estúdio?
F: Ele me ensinou não só a criar uma música corretamente, mas também me aconselhou sobre a indústria da música como um todo. Meu sentimento principal é que ele era um gênio absoluto. Eu fui afortunado de aprender com um dos maiores. Eu tento aplicar seus conselhos nos projetos que tenho hoje. Tento manter vivo o espírito artístico de Michael Jackson. É como se tivesse me formado na faculdade de música de “Michael Jackson”. Enfim, voltando a sua pergunta, a palavra “sentimento” é muito pequena. Não existem palavras fortes o suficiente para descrever o que eu aprendi e vivi com o Rei do Pop.
Q: Você tem alguma anedota sobre suas sessões de estúdio?
F: Nem por isso. Eu me diverti muito trabalhando com ele. Michael era alguém que gostava de fazer piadas engraçadas. Falamos sobre qualquer coisa, video games, etc. Em seguida retomava ao seu trabalho, a lição era reiniciada. Ficamos surpresos com sua performance. Aconteceu assim.
Q: Ele se aqueceu muito vocalmente para graver a canção?
F: Qualquer um está aquecido, seja nos esportes ou cantando. Nós nunca vimos ele exercitar na nossa frente, mas quando ele entrou no estúdio para gravar, ele ficava na frente do microfone e incendiava a música. Quando ele saia, o estúdio ficava em cinzas e nossos queixos literalmente no chão. Foi realmente impressionante de se ver.
Fonte: MJFrance | MJJC | MJJ Secret Lovers
Q: Você tem alguma anedota sobre suas sessões de estúdio?
F: Nem por isso. Eu me diverti muito trabalhando com ele. Michael era alguém que gostava de fazer piadas engraçadas. Falamos sobre qualquer coisa, video games, etc. Em seguida retomava ao seu trabalho, a lição era reiniciada. Ficamos surpresos com sua performance. Aconteceu assim.
Q: Ele se aqueceu muito vocalmente para graver a canção?
F: Qualquer um está aquecido, seja nos esportes ou cantando. Nós nunca vimos ele exercitar na nossa frente, mas quando ele entrou no estúdio para gravar, ele ficava na frente do microfone e incendiava a música. Quando ele saia, o estúdio ficava em cinzas e nossos queixos literalmente no chão. Foi realmente impressionante de se ver.
Fonte: MJFrance | MJJC | MJJ Secret Lovers
Dr. Freeze Revela Título Inédito de Música...
29 de Janeiro de 2011.
29 de Janeiro de 2011.
Quagmire: Como eu disse anteriormente, "Break Of Dawn" contém palavras muito específicas. É muito sensual e é a primeira vez que ele fala sobre fazer amor. Como ele se sentia sobre isso quando você fez as gravações, em que estado de espírito ele estava? Houve algum pedido especial durante essas sessões?
Dr. Freeze: Não, ele só me disse que adorava a música. Eu não lhe orientava, ele sabia exatamente o que fazer. Ele assumiu o controle do avião, eu só estava ocupado decolando.
Q: Basicamente, ele dizia: "Refaça tal verso, Ell..." Por falar nisso, ele o chamava de Elliot? (o verdadeiro nome Dr. Freeze é Elliot Straite).
F: Não, ele sempre chamado de "Freeze"!
Q: E você, você o chamava pelo seu primeiro nome?
F: Claro que sim! Nós éramos muito próximos. Na verdade, para ser preciso, eu o chamava pelo apelido de "Mike", em vez de Michael.
Q: Você se lembra dos jogos de vídeo game que você jogava com ele naquela época?
F: Em casa dele, ele tinha muitos jogos de vídeo game. Street Fighter, Mortal Kombat e também o Flight Simulator. Passávamos muito tempo jogando.
Q: Você jogava no estúdio ou você ia para Neverland?
F: Sim, eu ia para Neverland, para relaxar e trabalhar. Nós trabalhamos muito lá. Ele tinha um estúdio no rancho. Então, ele trabalhava lá e às vezes ele dizia: "Vamos fazer uma pausa, Freeze! Vá se divertir um pouco, ao cinema, ou a alguma atração do parque, ou ao zoológico!" Neverland era um pouco como uma segunda casa para mim.
Q: Eu não sabia que você havia trabalhado em Neverland! É interessante, porque não temos muitos detalhes sobre o estúdio de Neverland. Era um estúdio profissional?
F: Sim, totalmente, era um lote de equipamentos profissionais, Pro Tools, coisas desse tipo, sabe?
Q: Será que ele usava o estúdio sozinho?
F: Com certeza, Michael dizia que era o estúdio perfeito.
Q: Na verdade, sabemos que ele tocava nenhum instrumento, por isso, sempre me perguntei se ele era capaz de gravar qualquer coisa sozinho, sem a ajuda de um engenheiro ou produtor.
F: Ele podia fazer tudo sozinho. Você sabe, Michael era realmente "a vida" do instrumento. Ele poderia jogar alguns acordes no teclado, ele fazia muito bem. Ele também sabia batidas programadas.
Q: Voltando a "Break of Dawn", você pode nos dizer por que Michael Jackson não canta o refrão dessa música?
F: Bom, porque ele gostou da minha versão do refrão. Ele achou muito bonito, e queria deixar como estava. Ele gostou do meu canto e disse que não queria estragar (risos). Acredita? Amou como eu tinha gravado. Minha marca é fazer o refrão de cada música que eu produzo ("Veneno", "I Wanna Sex You Up"). Eu faço isso sempre, e Michael amou meu canto em "Break of Dawn".
Q: De onde veio sua inspiração para as músicas "Break Of Dawn", "Blue Gangsta" e "A Place With No Name"? Como é seu processo criativo?
F: "Break Of Dawn" é apenas uma balada romântica que eu escrevi um dia. Para "Blue Gangsta" eu queria fazer um novo "Smooth Criminal". Algo mais moderno, com suas raízes na década de 2000. Foi a idéia. "A Place With No Name" é em si uma espécie de fuga, uma música onde você basta fechar os olhos para encontrar-se imediatamente em um mundo maravilhoso. Na verdade, esta canção foi inspirada em "A Horse With No Name", do grupo América. A letra desta música é muito profunda. Eu queria atualizá-la, fazer uma versão dos anos 2000.
Q: Você obteu os direitos da banda rapidamente? Pediu permissão?
F: Ah sim, o grupo América amou a idéia. Eles acharam isso de "atualização" absolutamente fantástico. Eles estavam realmente animados sobre este projeto. Em comparação com o trecho vazou na internet, muitas coisas maravilhosas foram adicionados à canção de Michael. É muito mais, mais densa. Acredite em mim, quando você ouví-la, irá pirar!
Q: Então você não vai modifcá-la? Ela será lançada como você tinha finalizado com ele?
F: Será lançada a versão mais recente em que nós trabalhamos. Vai ser drasticamente diferente do trecho vazado e maior, é claro. Na verdade, essa música é muito cinematográfica, na sua forma. Teria sido uma canção perfeita para um filme como Avatar, porque nos mostra um mundo maravilhosamente estranho, onde as pessoas são diferentes, mas felizes. Esta música é como uma fuga da vida cotidiana é uma canção onde a pessoa é literalmente transportada.
Q: Sobre o "Blue Gangsta" remix, que foi feito por Tempamental: "No Friend Of Mine"...
F: Esse não é o nome da música, é apenas o refrão que contém estas poucas palavras. O título real é "Blue Gangsta". Quando eu ouvi esse remix, eu não podia acreditar. Muitas pessoas me ligavam por causa disso e eu não entendia o que estava acontecendo. A minha preocupação é que eu nem sei quem lançou a música! Ela permanece um mistério. Por que eles fizeram isso? O que nessa música é rap? Como eles conseguiram? Na verdade, não sabíamos nada sobre esta história, eu ou o Michael. Nós realmente não entendemos de onde veio esse vazamento ...
Q: Ainda há poucas semanas, ninguém sabia muito sobre a verdadeira origem desta canção, e como Michael Jackson estava envolvido nesse projeto...
F: Sim, eu sei que é loucura. O nome da canção não foi mesmo bom! [Dr. Freeze cantarola o refrão da música no telefone: "You ain't no friend of mine. Look what you've put me through. I'm the blue gangsta." Foi apenas o refrão. Isso ressalta a ignorância das pessoas que estão causando o vazamento na internet: eles levam a música e colocam online sem saber sua origem.
Q: Para os fãs, realmente não entendíamos o que estava sendo proposto. Foi estranho. Nós suspeitamos que algo estava errado, mas não sabíamos exatamente o que...
F: Sim, a música não foi apresentada ao público como deveria. Um cara acabou roubando a canção, acrescentando um rap, e balançando a rede. Eu nem estava creditado, que fará o Michael! Ela só chegou, sem nenhuma explicação lógica...
Q: Você já fez outras músicas com Michael Jackson, além destes três?
F: Nós fizemos algumas outras canções, eu não acho que nós temos nada concluído. Eu não sei se posso dizer muito mais.
Q: Em geral, como você escrevia canções para Michael?
F: Ah, a cada trinta músicas escritas, eu salvava cinco ou seis para ele.
Q: E você tem essas músicas em seu poder hoje?
F: A maioria de sua produção está nos cofres agora. Não tenho nenhum controle.
Q: Então, é o Espólio o dono?
F: Sim, absolutamente. John McClain é responsável por elas.
Q: É o chefe!
F: Sim, o chefe!
Q: Você conseguiu ouvir as músicas novas?
F: Sim, eu ouvi a maioria delas. Mas eu não posso dizer nada, desculpe. Eu não estou autorizado a revelar nada.
Q: Nós podemos fazer um jogo em seu lugar. Eu dou-lhe os nomes das músicas, e você me diz se ouviu esta ou não. Você já ouviu falar "Xscape"?
F: "Xscape"? Não me diz nada.
Q: "Fear", "Face", te diz alguma coisa?
F: Não, nada
Q: Você já ouviu "Do You Know Where Your Children Are"?
F: Eu ouvi no estúdio.
Q: "Crack Kills"?
F: Nunca ouvi falar disso.
Q: "Gloved One"?
F: Não.
Q: Na verdade, seria mais fácil se você nos dar alguns nomes... Você poderia nos dar o nome de uma faixa inédita que você lembra?
F: Há uma música que fizemos juntos, mas eu não sei se ele completou suas partes vocais. É chamado "Rise Above It All" . É uma música que eu escrevi e na qual nós trabalhamos.
Q: Sobre o que ela fala?
F: É uma canção otimista. Se você se sentir mal, o que está acontecendo de errado no mundo, ser positivo e tentar ser o mais feliz possível, deixando de lado todas as coisas negativas. Superar a negatividade, ir além das desgraças do mundo, todas as guerras, as crianças morrendo de fome e todas as coisas ruins. Nos unirmos, segurarmos nossas mãos, levantar as mãos ao céu e esperar tudo passar. É um tema pequeno. Eu não posso dizer se ele gravou a canção, mas de qualquer forma, trabalhamos
nela. Há outras canções em que colaborei. A maioria dessas músicas são mid-tempo, mas não posso dizer mais nada.
A parte final desta entrevista vem amanhã, intitulada: Dr. Freeze se entrega: "Conhecer Michael foi como conhecer o Capitão Kirk!"
Obrigado a Quagmire, Bud e Dovido Tristan do fórum MJFrance.
Fonte original: MJfrance.com
Créditos: MJfanforum
Dr. Freeze: Não, ele só me disse que adorava a música. Eu não lhe orientava, ele sabia exatamente o que fazer. Ele assumiu o controle do avião, eu só estava ocupado decolando.
Q: Basicamente, ele dizia: "Refaça tal verso, Ell..." Por falar nisso, ele o chamava de Elliot? (o verdadeiro nome Dr. Freeze é Elliot Straite).
F: Não, ele sempre chamado de "Freeze"!
Q: E você, você o chamava pelo seu primeiro nome?
F: Claro que sim! Nós éramos muito próximos. Na verdade, para ser preciso, eu o chamava pelo apelido de "Mike", em vez de Michael.
Q: Você se lembra dos jogos de vídeo game que você jogava com ele naquela época?
F: Em casa dele, ele tinha muitos jogos de vídeo game. Street Fighter, Mortal Kombat e também o Flight Simulator. Passávamos muito tempo jogando.
Q: Você jogava no estúdio ou você ia para Neverland?
F: Sim, eu ia para Neverland, para relaxar e trabalhar. Nós trabalhamos muito lá. Ele tinha um estúdio no rancho. Então, ele trabalhava lá e às vezes ele dizia: "Vamos fazer uma pausa, Freeze! Vá se divertir um pouco, ao cinema, ou a alguma atração do parque, ou ao zoológico!" Neverland era um pouco como uma segunda casa para mim.
Q: Eu não sabia que você havia trabalhado em Neverland! É interessante, porque não temos muitos detalhes sobre o estúdio de Neverland. Era um estúdio profissional?
F: Sim, totalmente, era um lote de equipamentos profissionais, Pro Tools, coisas desse tipo, sabe?
Q: Será que ele usava o estúdio sozinho?
F: Com certeza, Michael dizia que era o estúdio perfeito.
Q: Na verdade, sabemos que ele tocava nenhum instrumento, por isso, sempre me perguntei se ele era capaz de gravar qualquer coisa sozinho, sem a ajuda de um engenheiro ou produtor.
F: Ele podia fazer tudo sozinho. Você sabe, Michael era realmente "a vida" do instrumento. Ele poderia jogar alguns acordes no teclado, ele fazia muito bem. Ele também sabia batidas programadas.
Q: Voltando a "Break of Dawn", você pode nos dizer por que Michael Jackson não canta o refrão dessa música?
F: Bom, porque ele gostou da minha versão do refrão. Ele achou muito bonito, e queria deixar como estava. Ele gostou do meu canto e disse que não queria estragar (risos). Acredita? Amou como eu tinha gravado. Minha marca é fazer o refrão de cada música que eu produzo ("Veneno", "I Wanna Sex You Up"). Eu faço isso sempre, e Michael amou meu canto em "Break of Dawn".
Q: De onde veio sua inspiração para as músicas "Break Of Dawn", "Blue Gangsta" e "A Place With No Name"? Como é seu processo criativo?
F: "Break Of Dawn" é apenas uma balada romântica que eu escrevi um dia. Para "Blue Gangsta" eu queria fazer um novo "Smooth Criminal". Algo mais moderno, com suas raízes na década de 2000. Foi a idéia. "A Place With No Name" é em si uma espécie de fuga, uma música onde você basta fechar os olhos para encontrar-se imediatamente em um mundo maravilhoso. Na verdade, esta canção foi inspirada em "A Horse With No Name", do grupo América. A letra desta música é muito profunda. Eu queria atualizá-la, fazer uma versão dos anos 2000.
Q: Você obteu os direitos da banda rapidamente? Pediu permissão?
F: Ah sim, o grupo América amou a idéia. Eles acharam isso de "atualização" absolutamente fantástico. Eles estavam realmente animados sobre este projeto. Em comparação com o trecho vazou na internet, muitas coisas maravilhosas foram adicionados à canção de Michael. É muito mais, mais densa. Acredite em mim, quando você ouví-la, irá pirar!
Q: Então você não vai modifcá-la? Ela será lançada como você tinha finalizado com ele?
F: Será lançada a versão mais recente em que nós trabalhamos. Vai ser drasticamente diferente do trecho vazado e maior, é claro. Na verdade, essa música é muito cinematográfica, na sua forma. Teria sido uma canção perfeita para um filme como Avatar, porque nos mostra um mundo maravilhosamente estranho, onde as pessoas são diferentes, mas felizes. Esta música é como uma fuga da vida cotidiana é uma canção onde a pessoa é literalmente transportada.
Q: Sobre o "Blue Gangsta" remix, que foi feito por Tempamental: "No Friend Of Mine"...
F: Esse não é o nome da música, é apenas o refrão que contém estas poucas palavras. O título real é "Blue Gangsta". Quando eu ouvi esse remix, eu não podia acreditar. Muitas pessoas me ligavam por causa disso e eu não entendia o que estava acontecendo. A minha preocupação é que eu nem sei quem lançou a música! Ela permanece um mistério. Por que eles fizeram isso? O que nessa música é rap? Como eles conseguiram? Na verdade, não sabíamos nada sobre esta história, eu ou o Michael. Nós realmente não entendemos de onde veio esse vazamento ...
Q: Ainda há poucas semanas, ninguém sabia muito sobre a verdadeira origem desta canção, e como Michael Jackson estava envolvido nesse projeto...
F: Sim, eu sei que é loucura. O nome da canção não foi mesmo bom! [Dr. Freeze cantarola o refrão da música no telefone: "You ain't no friend of mine. Look what you've put me through. I'm the blue gangsta." Foi apenas o refrão. Isso ressalta a ignorância das pessoas que estão causando o vazamento na internet: eles levam a música e colocam online sem saber sua origem.
Q: Para os fãs, realmente não entendíamos o que estava sendo proposto. Foi estranho. Nós suspeitamos que algo estava errado, mas não sabíamos exatamente o que...
F: Sim, a música não foi apresentada ao público como deveria. Um cara acabou roubando a canção, acrescentando um rap, e balançando a rede. Eu nem estava creditado, que fará o Michael! Ela só chegou, sem nenhuma explicação lógica...
Q: Você já fez outras músicas com Michael Jackson, além destes três?
F: Nós fizemos algumas outras canções, eu não acho que nós temos nada concluído. Eu não sei se posso dizer muito mais.
Q: Em geral, como você escrevia canções para Michael?
F: Ah, a cada trinta músicas escritas, eu salvava cinco ou seis para ele.
Q: E você tem essas músicas em seu poder hoje?
F: A maioria de sua produção está nos cofres agora. Não tenho nenhum controle.
Q: Então, é o Espólio o dono?
F: Sim, absolutamente. John McClain é responsável por elas.
Q: É o chefe!
F: Sim, o chefe!
Q: Você conseguiu ouvir as músicas novas?
F: Sim, eu ouvi a maioria delas. Mas eu não posso dizer nada, desculpe. Eu não estou autorizado a revelar nada.
Q: Nós podemos fazer um jogo em seu lugar. Eu dou-lhe os nomes das músicas, e você me diz se ouviu esta ou não. Você já ouviu falar "Xscape"?
F: "Xscape"? Não me diz nada.
Q: "Fear", "Face", te diz alguma coisa?
F: Não, nada
Q: Você já ouviu "Do You Know Where Your Children Are"?
F: Eu ouvi no estúdio.
Q: "Crack Kills"?
F: Nunca ouvi falar disso.
Q: "Gloved One"?
F: Não.
Q: Na verdade, seria mais fácil se você nos dar alguns nomes... Você poderia nos dar o nome de uma faixa inédita que você lembra?
F: Há uma música que fizemos juntos, mas eu não sei se ele completou suas partes vocais. É chamado "Rise Above It All" . É uma música que eu escrevi e na qual nós trabalhamos.
Q: Sobre o que ela fala?
F: É uma canção otimista. Se você se sentir mal, o que está acontecendo de errado no mundo, ser positivo e tentar ser o mais feliz possível, deixando de lado todas as coisas negativas. Superar a negatividade, ir além das desgraças do mundo, todas as guerras, as crianças morrendo de fome e todas as coisas ruins. Nos unirmos, segurarmos nossas mãos, levantar as mãos ao céu e esperar tudo passar. É um tema pequeno. Eu não posso dizer se ele gravou a canção, mas de qualquer forma, trabalhamos
nela. Há outras canções em que colaborei. A maioria dessas músicas são mid-tempo, mas não posso dizer mais nada.
A parte final desta entrevista vem amanhã, intitulada: Dr. Freeze se entrega: "Conhecer Michael foi como conhecer o Capitão Kirk!"
Obrigado a Quagmire, Bud e Dovido Tristan do fórum MJFrance.
Fonte original: MJfrance.com
Créditos: MJfanforum
"Conhecer Michael foi como se encontrar com o Capitão Kirk!" diz Dr. Freeze
30 de Janeiro de 2011
Parte final da entrevista exclusiva de Dire Elliott mais conhecido sob o nome de Dr. Freeze, o produtor de "Break Of Dawn" (Invincible), "A Place With No Name" e "Blue Gangsta".
Quagmire: Você já conversou com John McClain sobre músicas que você gravou com Michael e que ele pretendia fazer?
Dr. Freeze: Não. É difícil entrar diretamente em contato com John McClain, ele está muito ocupado. O assunto ainda não foi abordada.
Q: Como você sabe que "A Place With No Name" e "Blue Gangsta" estarão no próximo álbum?
F: Isso eu sei. Está confirmado.
Q: Ótimo, estamos ansiosos por isso! Você pretende editar a canção "Blue Gangsta", atualizá-la?
F: Na verdade, ele já fez para "Blue Gangsta". Eu tenho "revigorado", a canção está concluído, pronto para sair. Ela será completamente diferente da versão que vazou na net. É perfeitamente calibrados para entrar numa discoteca. Parece muito europeu em produções do estilo do Kraftwerk.
Q: Você manteve a base da música? [Quagmire canta um trecho]
F: Claro, tudo é o mesmo, mas soa mais moderno.
Q: Você acelerou o ritmo?
F: Não, não. Tudo é exatamente o mesmo.
Q: Então, para resumir, você acabou de adicionar alguns sons extra e fez algumas alterações?
F: Exatamente. Para fazer uma analogia, é como se você tivesse feito um filme e depois torna-lo em 3D.
Q: Você tira fotos suas sessões de gravação?
F: Não, não era permitido câmeras. Você sabe, ele não gostava de ser fotografado e filmado no estúdio. Portanto, era proibido.
Q: No início da entrevista, você disse que existiam batidas de programação e jogou o teclado na frente de você. Você pode nos dizer mais?
F: Às vezes, ele naturalmente criava canções, e quando ele me ouviu, eu estava atordoado. Essencialmente, ela foi apenas idéias lançadas aqui e ali, em função da emoção em que ele estava. Foi no processo criativo e ele adorou. De Dusk Till Dawn, ele criou sons, melodias, harmonias. Foi uma experiência de viver por mim. Eu aprendi muito com ele.
Q: Em que estúdios de gravou desta vez?
F: Foi gravado em vários estúdios. Às vezes, em Nova York, às vezes, na Califórnia. Passamos muito tempo na fazenda. Na verdade, a escolha depende essencialmente do estúdio. Nós atravessamos o Hit Factory, em Nova York, e da memória "Record One", em Los Angeles. Foi utilizado também o estúdio de John McClain e foi gravado em Neverland.
Q: Há algum gravações em Neverland, que foram utilizados na mixagem final de uma música?
F: Para os meus registros, todos de grandes estúdios. Mas ele tem músicas gravadas com outros produtores em Neverland. Infelizmente, não posso lhe dizer exatamente quais músicas. Ah sim, lembro-me de uma música que está presente em seu último álbum. É chamado de "Hollywood" eu acredito, e eu lembro que ele tinha trabalhado em Neverland.
Q: Então, ele trabalhou em outros projetos quando você estava lá?
F: Sim, ele estava trabalhando em outras músicas. Às vezes ele pedia minha opinião. Às vezes eu trabalho por isso às vezes um pouco com ele. Mas hey, eu não estava sozinho. Havia alguns outros produtores que estavam com ele também.
Q: Quando você terminava as sessões com ele, você sabia que estava acabado ou que você esperava ele vai voltar a trabalhar em outras canções?
F: Desde que começamos a gravar juntos, eu sabia que eu iria me dedicar totalmente. Eu só queria trabalhar com ninguém menos que Michael. Eu havia prometido nunca trabalhar com ninguém. Foi um trabalho o tempo inteiro: Eu trabalhei com ele durante anos. Eu estava no estúdio com ele pouco antes de sua morte.
Q: Você estava no estúdio com ele pouco antes de sua morte?
F: Na verdade, nós conversamos muito e nós estávamos prestes a entrar no estúdio. Para ser preciso, eu lembro de ter ido vê-lo em sua residência em Las Vegas, e havia um estúdio lá. Foi pouco antes de ele sair.
Q: Você gravou alguma coisa?
F: Não, nada foi gravado, só pensaram no assunto. Estávamos prestes a iniciar a gravação de sessões: uma estava pronto e nós preparamos o equipamento para o estúdio. Eu ofereci algumas músicas novas que eu tinha escrito especialmente para ele. Ele amava muito, queria gravá-las, mas ele morreu.
Q: Você falou com ele sobre seu próximo álbum? Você sabia quando ele queria lançar?
F: Não, nunca discutimos esta questão.
Q: De volta a "Blue Gangsta", você teve a idéia do acordeão e os assobios de Ennio Morricone?
F: Sim. Eu tive a idéia de tocar, vem do filme "O Bom, o Mau eo Feio" [ele assobia a melodia pelo telefone]. Como eu disse, eu queria fazer um novo "Smooth Criminal". Era o nosso objetivo: "O novo Smooth Criminal"
Q: Você se lembra de sua impressão quando se encontraram pela primeira vez? Era como você imaginava? Você ficou surpreso ou desapontado com o personagem?
F: Eu sabia que Michael era a pessoa mais humilde que se podia encontrar. Ele era meu melhor amigo, o encontro mais lindo da minha vida. É como uma reunião com o Capitão Kirk, francamente, quem não conhece o capitão Kirk? Este personagem foi legal, simpático e era um cara legal. E, apesar de Michael ser um pouco assim. Como você pode imaginar, eu sou um verdadeiro fã de Star Trek, e é por isso que eu falo do Capitão Kirk ... Conhecer Michael, era um pouco como se eu conhecesse o Capitão Kirk, foi simplesmente inacreditável. Hoje, existem mais estrelas com a mesma aura. Fiquei realmente surpreso quando me encontrei com ele e meus pais estão muito orgulhosos de mim: não só eu consegui trabalhar com o Rei do Pop, mas não se limitou a uma mera relação profissional. Tornei-me seu amigo, seu melhor amigo. Eu o amo até a morte, até hoje. Éramos como irmãos, muito perto, então sim, para resumir, o meu encontro com Michael, foi como se eu tivesse amizade com o Capitão Kirk!
Q: Michael é universalmente reconhecido como o maior dos artistas. Você o encontrou e se tornou um de seus amigos. Você tem alguma história engraçada sobre ele que nós não sabemos?
F: Foi incrível, um gênio. Ela era um anjo, é também por isso que seu nome era Michael. Sim, foi realmente um anjo.
Q: Será que ele tem exigências de hardware específico para gravações, como microfones ou instrumentos precisos? Houve alguma necessidade especial?
F: Não, ele não que importava que parecesse bom. Ele poderia cantar algo em seu notebook e salvá-lo desse jeito, ele não se incomodava porque era uma boa melodia ou um tubo de alimentação.
Q: Você se lembra o microfone usado para "Break Of Dawn"?
F: Não. Nós estávamos em tantos estúdios... É uma pergunta que você deve perguntar para os engenheiros de som: cada um tinha seu próprio equipamento e não me lembro exatamente o que eles tinham.
Q: Que engenheiros participarão das sessões de gravação?
F: De memória, houve Prince Michael, Brad e Mike Dean Buxer. Houve também Bruce Swedien, é claro. Eu não trabalhei diretamente com ele, mas eu o conheço muito bem, é muito legal. Outro gênio.
Q: Será que ele completou algumas de suas músicas, ou você finalizou tudo sozinho, incluindo a mixagem?
F: Há engenheiros que reformularam algumas músicas. Eu não sei quem fez a mixagem final. Eu teria que perguntar a John McClain ... Eu não sei quem trabalhavam nessas músicas com Michael, eu não estava fisicamente presente.
Q: Qual é a coisa que mais o impressionou com Michael, artisticamente falando?
F: Michael amava seus fãs, sua música que ele amava e adorava fazer, era para seus fãs. Ele gostava de dar amor e alegria às pessoas. Era a sua missão. Ele era muito dedicado e leal. Era algo que queria fazer, ou que ele tinha de fazer. Ele amava as pessoas das profundezas da sua alma. E quando ele fez essa música, ele fez por nós.
Q: Qual é seu álbum favorito de Michael?
F: Eu amo todos eles. Com Michael Jackson, é impossível ter uma música favorita ou álbum. No entanto, quando eu era criança, minha música favorita era "Rock With You". TRadução MJFan Forum Eu achei realmente surpreendente ... Sim, foi definitivamente uma das minha favoritas.
Q: Você se lembra da sua última conversa com o Michael?
F: Nós estávamos prestes a gravar o novo álbum e quando ele ouviu minhas canções, ele me disse para enviá-las o mais rapidamente possível ao exterior. Ele gostou das minhas novas produções. Esta foi a nossa última conversa. Ele disse "eu te amo" e pronto, acabou.
Q: O que você quer dizer com "exterior" agora?
F: A música que eu estou trabalhando no exterior. Eu sigo as instruções de Michael instruções ao pé da letra. Ele me disse para pegar este álbum, que estou fazendo agora e vendê-lo no exterior, e isso é o que eu faço. Você sabe, ele realmente sabia algo sobre o negócio, para que eu siga seu conselho. Então, aqui está uma informação que eu revelo exclusivo: o meu álbum em breve!
Q: Quando ele sai?
F: Nós consideramos o lançamento do single na Primavera de 2011. É chamado de "We Are The Robots".
Q: Isso é ótimo! Obrigado por sua generosidade e por quanto tempo você tem nos dado. Tradução de mjfanforum. Todos os nossos bons desejos para os seus projetos futuros.
F: Obrigado.
Fonte: MJFrance.com
30 de Janeiro de 2011
Parte final da entrevista exclusiva de Dire Elliott mais conhecido sob o nome de Dr. Freeze, o produtor de "Break Of Dawn" (Invincible), "A Place With No Name" e "Blue Gangsta".
Quagmire: Você já conversou com John McClain sobre músicas que você gravou com Michael e que ele pretendia fazer?
Dr. Freeze: Não. É difícil entrar diretamente em contato com John McClain, ele está muito ocupado. O assunto ainda não foi abordada.
Q: Como você sabe que "A Place With No Name" e "Blue Gangsta" estarão no próximo álbum?
F: Isso eu sei. Está confirmado.
Q: Ótimo, estamos ansiosos por isso! Você pretende editar a canção "Blue Gangsta", atualizá-la?
F: Na verdade, ele já fez para "Blue Gangsta". Eu tenho "revigorado", a canção está concluído, pronto para sair. Ela será completamente diferente da versão que vazou na net. É perfeitamente calibrados para entrar numa discoteca. Parece muito europeu em produções do estilo do Kraftwerk.
Q: Você manteve a base da música? [Quagmire canta um trecho]
F: Claro, tudo é o mesmo, mas soa mais moderno.
Q: Você acelerou o ritmo?
F: Não, não. Tudo é exatamente o mesmo.
Q: Então, para resumir, você acabou de adicionar alguns sons extra e fez algumas alterações?
F: Exatamente. Para fazer uma analogia, é como se você tivesse feito um filme e depois torna-lo em 3D.
Q: Você tira fotos suas sessões de gravação?
F: Não, não era permitido câmeras. Você sabe, ele não gostava de ser fotografado e filmado no estúdio. Portanto, era proibido.
Q: No início da entrevista, você disse que existiam batidas de programação e jogou o teclado na frente de você. Você pode nos dizer mais?
F: Às vezes, ele naturalmente criava canções, e quando ele me ouviu, eu estava atordoado. Essencialmente, ela foi apenas idéias lançadas aqui e ali, em função da emoção em que ele estava. Foi no processo criativo e ele adorou. De Dusk Till Dawn, ele criou sons, melodias, harmonias. Foi uma experiência de viver por mim. Eu aprendi muito com ele.
Q: Em que estúdios de gravou desta vez?
F: Foi gravado em vários estúdios. Às vezes, em Nova York, às vezes, na Califórnia. Passamos muito tempo na fazenda. Na verdade, a escolha depende essencialmente do estúdio. Nós atravessamos o Hit Factory, em Nova York, e da memória "Record One", em Los Angeles. Foi utilizado também o estúdio de John McClain e foi gravado em Neverland.
Q: Há algum gravações em Neverland, que foram utilizados na mixagem final de uma música?
F: Para os meus registros, todos de grandes estúdios. Mas ele tem músicas gravadas com outros produtores em Neverland. Infelizmente, não posso lhe dizer exatamente quais músicas. Ah sim, lembro-me de uma música que está presente em seu último álbum. É chamado de "Hollywood" eu acredito, e eu lembro que ele tinha trabalhado em Neverland.
Q: Então, ele trabalhou em outros projetos quando você estava lá?
F: Sim, ele estava trabalhando em outras músicas. Às vezes ele pedia minha opinião. Às vezes eu trabalho por isso às vezes um pouco com ele. Mas hey, eu não estava sozinho. Havia alguns outros produtores que estavam com ele também.
Q: Quando você terminava as sessões com ele, você sabia que estava acabado ou que você esperava ele vai voltar a trabalhar em outras canções?
F: Desde que começamos a gravar juntos, eu sabia que eu iria me dedicar totalmente. Eu só queria trabalhar com ninguém menos que Michael. Eu havia prometido nunca trabalhar com ninguém. Foi um trabalho o tempo inteiro: Eu trabalhei com ele durante anos. Eu estava no estúdio com ele pouco antes de sua morte.
Q: Você estava no estúdio com ele pouco antes de sua morte?
F: Na verdade, nós conversamos muito e nós estávamos prestes a entrar no estúdio. Para ser preciso, eu lembro de ter ido vê-lo em sua residência em Las Vegas, e havia um estúdio lá. Foi pouco antes de ele sair.
Q: Você gravou alguma coisa?
F: Não, nada foi gravado, só pensaram no assunto. Estávamos prestes a iniciar a gravação de sessões: uma estava pronto e nós preparamos o equipamento para o estúdio. Eu ofereci algumas músicas novas que eu tinha escrito especialmente para ele. Ele amava muito, queria gravá-las, mas ele morreu.
Q: Você falou com ele sobre seu próximo álbum? Você sabia quando ele queria lançar?
F: Não, nunca discutimos esta questão.
Q: De volta a "Blue Gangsta", você teve a idéia do acordeão e os assobios de Ennio Morricone?
F: Sim. Eu tive a idéia de tocar, vem do filme "O Bom, o Mau eo Feio" [ele assobia a melodia pelo telefone]. Como eu disse, eu queria fazer um novo "Smooth Criminal". Era o nosso objetivo: "O novo Smooth Criminal"
Q: Você se lembra de sua impressão quando se encontraram pela primeira vez? Era como você imaginava? Você ficou surpreso ou desapontado com o personagem?
F: Eu sabia que Michael era a pessoa mais humilde que se podia encontrar. Ele era meu melhor amigo, o encontro mais lindo da minha vida. É como uma reunião com o Capitão Kirk, francamente, quem não conhece o capitão Kirk? Este personagem foi legal, simpático e era um cara legal. E, apesar de Michael ser um pouco assim. Como você pode imaginar, eu sou um verdadeiro fã de Star Trek, e é por isso que eu falo do Capitão Kirk ... Conhecer Michael, era um pouco como se eu conhecesse o Capitão Kirk, foi simplesmente inacreditável. Hoje, existem mais estrelas com a mesma aura. Fiquei realmente surpreso quando me encontrei com ele e meus pais estão muito orgulhosos de mim: não só eu consegui trabalhar com o Rei do Pop, mas não se limitou a uma mera relação profissional. Tornei-me seu amigo, seu melhor amigo. Eu o amo até a morte, até hoje. Éramos como irmãos, muito perto, então sim, para resumir, o meu encontro com Michael, foi como se eu tivesse amizade com o Capitão Kirk!
Q: Michael é universalmente reconhecido como o maior dos artistas. Você o encontrou e se tornou um de seus amigos. Você tem alguma história engraçada sobre ele que nós não sabemos?
F: Foi incrível, um gênio. Ela era um anjo, é também por isso que seu nome era Michael. Sim, foi realmente um anjo.
Q: Será que ele tem exigências de hardware específico para gravações, como microfones ou instrumentos precisos? Houve alguma necessidade especial?
F: Não, ele não que importava que parecesse bom. Ele poderia cantar algo em seu notebook e salvá-lo desse jeito, ele não se incomodava porque era uma boa melodia ou um tubo de alimentação.
Q: Você se lembra o microfone usado para "Break Of Dawn"?
F: Não. Nós estávamos em tantos estúdios... É uma pergunta que você deve perguntar para os engenheiros de som: cada um tinha seu próprio equipamento e não me lembro exatamente o que eles tinham.
Q: Que engenheiros participarão das sessões de gravação?
F: De memória, houve Prince Michael, Brad e Mike Dean Buxer. Houve também Bruce Swedien, é claro. Eu não trabalhei diretamente com ele, mas eu o conheço muito bem, é muito legal. Outro gênio.
Q: Será que ele completou algumas de suas músicas, ou você finalizou tudo sozinho, incluindo a mixagem?
F: Há engenheiros que reformularam algumas músicas. Eu não sei quem fez a mixagem final. Eu teria que perguntar a John McClain ... Eu não sei quem trabalhavam nessas músicas com Michael, eu não estava fisicamente presente.
Q: Qual é a coisa que mais o impressionou com Michael, artisticamente falando?
F: Michael amava seus fãs, sua música que ele amava e adorava fazer, era para seus fãs. Ele gostava de dar amor e alegria às pessoas. Era a sua missão. Ele era muito dedicado e leal. Era algo que queria fazer, ou que ele tinha de fazer. Ele amava as pessoas das profundezas da sua alma. E quando ele fez essa música, ele fez por nós.
Q: Qual é seu álbum favorito de Michael?
F: Eu amo todos eles. Com Michael Jackson, é impossível ter uma música favorita ou álbum. No entanto, quando eu era criança, minha música favorita era "Rock With You". TRadução MJFan Forum Eu achei realmente surpreendente ... Sim, foi definitivamente uma das minha favoritas.
Q: Você se lembra da sua última conversa com o Michael?
F: Nós estávamos prestes a gravar o novo álbum e quando ele ouviu minhas canções, ele me disse para enviá-las o mais rapidamente possível ao exterior. Ele gostou das minhas novas produções. Esta foi a nossa última conversa. Ele disse "eu te amo" e pronto, acabou.
Q: O que você quer dizer com "exterior" agora?
F: A música que eu estou trabalhando no exterior. Eu sigo as instruções de Michael instruções ao pé da letra. Ele me disse para pegar este álbum, que estou fazendo agora e vendê-lo no exterior, e isso é o que eu faço. Você sabe, ele realmente sabia algo sobre o negócio, para que eu siga seu conselho. Então, aqui está uma informação que eu revelo exclusivo: o meu álbum em breve!
Q: Quando ele sai?
F: Nós consideramos o lançamento do single na Primavera de 2011. É chamado de "We Are The Robots".
Q: Isso é ótimo! Obrigado por sua generosidade e por quanto tempo você tem nos dado. Tradução de mjfanforum. Todos os nossos bons desejos para os seus projetos futuros.
F: Obrigado.
Fonte: MJFrance.com