domingo, 26 de setembro de 2010

This Is It: Michael Jackson mostra que ainda havia muito antes do Fim


Por Roger Ebert
27 de outubro de 2009
Fonte: rogerebert.com - Movie Reviews
Roger Ebert é um dos críticos de cinema mais respeitados dos EUA, sendo autor de vários livros sobre esta arte. Aqui, ele descreve suas impressões sobre "This Is It" e conta como o filme lhe apresenta um Michael Jackson que ele desconhecia, surpreendente e impressionante.


"This Is It", disse Michael Jackson a seus fãs em Londres, anunciando sua próxima turnê. "Esta é a chamada para a cortina final." A cortina caiu mais cedo do que o esperado. O que sobra é este documentário extraordinário, nada como o que eu estava esperando ver. Aqui, não está um homem doente e drogado forçando-se através de ensaios exaustivos, mas um espírito encarnado pela música. Michael Jackson era outra coisa.
O filme foi montado a partir de ensaios de abril a junho de 2009 para uma turnê de shows agendados para este verão. A filmagem foi "capturada por algumas câmeras", nos fala uma tela de abertura, mas eram câmeras profissionais de alta definição e a trilha sonora é “estéreo full-range”. O resultado é um dos mais reveladores documentários de música que eu já vi.


E é mais do que isso. É um retrato de Michael Jackson que desmente todos os rumores de que ele estaria muito fraco para realizar a turnê. E não mostra o menor vestígio de uma "prima donna" mimada. Os benefícios oriundos do número limitado de câmeras permitem-nos observar a sua experiência de trabalho em algo muito próximo do tempo real, ao invés de dividi-la em cortes rápidos. O que nos oferece tanto uma boa idéia do que o concerto final teria sido, quanto um retrato do artista em seu trabalho.
Sem nunca levantar a voz, sem nunca demonstrar raiva, sempre de voz suave e cortês para com o seu elenco e equipe, Michael, acompanhado do seu diretor, Kenny Ortega, gerencia minuciosamente a produção. Ele corrige timing, refina sugestões, fala sobre detalhes da música e da dança. Vendo-o sempre de longe, eu pensava nele como o instrumento de trabalho da produção. Aqui, vemos que ele foi o autor de seus shows.

Sabemos agora que Michael foi submetido a um coquetel de drogas no período que antecedeu a sua overdose fatal, incluindo a última gota, uma droga tão perigosa que só deve ser administrada por um anestesista em uma sala de cirurgia. Esse conhecimento faz com que seja difícil entender como ele parece estar em tão excelente condição física. Sua coreografia, construída a partir de tal precisão, com os movimentos súbitos e perfeitamente cronometrados, é desgastante, mas ele nunca mostra um sinal de cansaço. Seus movimentos são tão bem sincronizados com os outros dançarinos no palco, que são muito mais jovens do que ele e altamente treinados, que ele parece ser um deles. Este é um homem no comando de seu corpo como um instrumento, que faz "girar no local" parecer tão natural quanto o piscar dos seus olhos.

Ele sempre foi um dançarino, primeiro, e, em seguida, um cantor. Com exceção de uma balada de amor, todas as suas canções incorporam quatro vocais de apoio e, provavelmente, faixas pré-gravadas por ele mesmo. É todo o efeito que ele tem em mente.

Poderia ter sido um show infernal. Ortega e seus assistentes de efeitos especiais mágicos coordenariam pré-seqüências filmadas com o trabalho de palco. Há uma seqüência de filme de terror com fantasmas subindo de um cemitério (e fantasmas que foram planejados para voar acima da platéia). Michael está inserido em cenas de Rita Hayworth e filmes de Humphrey Bogart, e através de efeitos especiais inteligentes ainda tem uma batalha de metralhadora com Bogie. Seu tom ambiental é apoiado pela filmagem da floresta tropical. Ele cavalga uma grua elevada acima da platéia.

Sua platéia, neste caso, consiste inteiramente de ajudantes, eletricistas, técnicos, e assim por diante. Estes são os trabalhadores que viram tudo. Eles o amam. Eles não estão fingindo. Eles o amam pela sua música, e talvez, ainda mais, pela sua atitude. Grandes estrelas, nos ensaios, não raramente significam "chutes na canela". Michael mergulha com o espírito de um colega de trabalho, preparado para fazer o trabalho e ir mais além.
Como isso foi possível? Mesmo que ele tivesse o corpo pronto para este trabalho, o que ele obviamente tinha, como ele reuniu a força mental necessária? Quando você tem um médico de plantão o tempo todo para administrar os medicamentos de prescrição que você deseja, quando a sua idéia de um bom sono é declaradamente ser inconsciente por 24 horas, como é que você acorda em um estado de alerta mental tão afiado? Energéticos? Eu não acho que funciona tão bem assim. Eu estava atento como um falcão para qualquer indício dos efeitos do abuso de drogas, mas não consegui ver nenhum. Talvez seja significativo que, de todas as pessoas no espaço de ensaio, ele é o único cujos braços estão cobertos em todos os momentos com mangas compridas.

Bem, não sei como ele fez isso. "This Is It" é a prova que ele o fez. Ele não desapontaria seus investidores e colaboradores. Ele estava totalmente preparado para sua noite de estréia. Ele e Kenny Ortega, que também dirigiu o filme, estavam no topo de seu jogo. Há uma cena em movimento no último dia de ensaio, quando Jackson e Ortega dão as mãos em um círculo com todos os outros, e lhes agradecem. Mas o concerto para o qual trabalharam tão duramente não era para ser nunca.
This is it. É isso.

Fonte: MJBeats

Blogger news

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...