quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Victory Tour


Victory Tour (The Jacksons)





Victory Tour foi uma turnê de apresentações do grupo estadunidense de Pop/R&B The Jacksons, que percorreu os Estados Unidos e o Canadá de julho a dezembro de 1984, sendo a maior e última turnê do grupo. Também marcou a despedida de Michael Jackson do grupo e a reaproximação de Jermaine, que não cantava com os irmãos há 8 anos. Com 55 concertos e uma audiência estimada em 2 milhões de pessoas, a Victory Tour arrecadou 75 milhões de dólares e estabeleceu um novo recorde como a turnê mais rentável da história, na época.




Em 6 de julho de 1984, quando tiveram início as apresentações da turnê, o álbum Thriller, de Michael, já havia vendido 12 milhões de cópias só nos Estados Unidos, assim como quatro milhões de compactos. Apesar de levar o nome do álbum dos Jacksons lançado pouco antes do início da maratona de concertos, Victory, os irmãos não cantavam nenhuma música do lançamento durante as apresentações, focando nos sucessos dos álbuns solo de Jermaine e claro, Michael, que era o grande atrativo dos shows.




Durante o último concerto da turnê, realizado em Los Angeles, em 09 de dezembro de 1984, no Dodger Stadium, Michael Jackson anunciou que estaria deixando o grupo para se dedicar exclusivamente à carreira solo, onde se prepararia para trabalhar em seu mais novo álbum solo - Que se chamaria Bad, e seria lançado três anos depois, em 1987.




Victory Tour



Turnê de The Jacksons


Álbum base Victory & Thriller


Data de início 6 de Julho de 1984


Data do fim 9 de Dezembro de 1984


Partes 1


Número de apresentações 47 nos EUA 8 no Canadá







Polêmicas


O promotor da turnê original era Chuck Sullivan, o filho do proprietário do New England Patriots Billy Sullivan. Os ingressos que eram então vendidos por US$ 30 (um preço absurdamente caro para a época. Para se ter uma ideia, normalmente durante a década de 80, ingressos para shows nos EUA, não passavam de US$ 20), e só podiam ser adquiridos em lotes de no mínimo 4. Mas o lado empresarial da turnê foi atormentado por problemas, mesmo depois de Don King assumiu como empresário e promotor da tour.

Em 5 de Julho de 1984, após receber uma carta da fã LaDonna Jones, um menina de 11 anos, na qual ela acusa os Jacksons e os promotores de ser "egoísta e só se importar com os altos lucros", Michael organizou uma conferência de imprensa para anunciar as mudanças no organização das vendas, e também para anunciar que a sua parte dos lucros da turnê seria doado à caridade. Jones depois recebeu tratamento VIP no concerto na cidade de Dallas, no estado americano do Texas. A seguir é a fala de Michael em uma conferência de imprensa em 5 de Julho de 1984, um dia antes do primeiro show da Victory Tour:



"Estamos começando nossa viagem amanhã e eu queria falar com você sobre algo de grande preocupação para mim. Temos trabalhado muito tempo para fazer este show o melhor que pode ser. Mas sabemos que muitas crianças estão tendo problemas Bilhetes começando. Outro dia recebi uma carta de uma menina do Texas chamado LaDonna Jones. Ela foi salvar seu dinheiro de biscates para comprar um bilhete, mas com o sistema atual turnê, ela tem que comprar quatro ingressos e ela não podia permitir isso. Então, eu perguntei ao nosso promotor para elaborar uma nova forma de distribuição de bilhetes, de forma que não requer uma ordem de dinheiro $ 120,00. Também houve muita conversa sobre o dinheiro para a exploração promotor bilhetes que não vender. Pedi nosso promotor para terminar o sistema de correio de bilhetes o mais rápido possível, para que ninguém vai pagar o dinheiro, a menos que começ um bilhete. Finalmente, e mais importante, há outra coisa que eu vou anunciar hoje. Eu quero que você saiba que quando eu acordo a turnê, eu decidi doar todo o dinheiro que eu faça do nosso desempenho para a caridade" - Michael Jackson



Depois, os procedimentos foram modificados, mas todas as vendas continuaram a ser feitas por correio (com excepção dos seis shows final no Dodger Stadium, onde os bilhetes foram vendidos através da Ticketmaster). Ingressos eram tipicamente disponibilizada apenas uma semana a dez dias de antecedência, e muitos ingressos acabaram nas mãos dos corretores de bilhete. Não houve walk-up de vendas, que culpou o rei para a pequena percentagem dos Africano-Americanos, em que ele descreveu como "90% de brancos público". Um problema relacionado é que a programação da turnê foi caótico: nas palavras do rei "nunca ninguém sabia onde estávamos indo tocar".







Musicas:


1. "Wanna Be Startin' Somethin'"

2. "Things I Do For You"

3. "Off The Wall"

4. "Ben"

5. "Human Nature"

6. "This Place Hotel"

7. "She's Out Of My Life"

Jermaine Jackson Medley (Com MJ)

8. 'Let's Get Serious'

9. 'You Like Me Don't You'

10. 'Tell Me I'm Not Dreamin

The Jackson 5 Medley

11. 'I Want You Back'

12. 'The Love You Save'

13. 'I'll Be There'

14."Rock With You"

15. "Lovely One"

16. "Working Day And Night"

17. "Beat It"

18. "Billie Jean"

19. "Shake Your Body (Down to the Ground)"




Créditos



Michael Jackson: vocalista, dançarino, coreógrafo, estilista, percussionista;

Jermaine Jackson: vocalista, dançarino, baixista;

Tito Jackson: vocalista, dançarino, guitarrista;

Randy Jackson: vocalista, dançarino, tecladista;

Marlon Jackson: vocalista, dançarino, coreógrafo, percussionista;

Jackie Jackson: vocalista, dançarino, coreógrafo, percussionista;



Banda

Jonathan Moffett: bateria;

Don Boylette: baixo;

David Williams, Gregg Wright: guitarras;

Rory Kaplan, Pat Leonard & Jai Winding: teclados;




 Equipe técnica



Don King: promotor;

Larry Larson: coordenador de turnê;

Ian Knight: engenheiro de palco;

Robert A. Roth and James K. Chapman: iluminação;

Bill Bray: diretor de segurança;

Peyton Wilson: assistente de produção;

Mike Hirsh: assistente de palco;

Franz Harary: efeitos especiais;




Curiosidades




A Victory Tour trouxe enorme polêmica na época - Apesar da grande expectativa e procura do público e fãs, os ingressos da turnê eram todos em exorbitantes (na época), 30 dólares, contando ainda com um despretensioso e absurdo plano de vendas;

Contrário ao esquema absurdo de vendas inicial e dos altos presos, Michael decidiu que doaria sua parte do arrecadação dos shows - algo perto de 5 milhões de doláres - para a caridade




Fonte::
Wikipédia

Blogger news

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...