quinta-feira, 4 de agosto de 2011

It’s All About L.O.V.E

Por : Brigitte Bloemen, Marina Dobler, Lisa Hochmuth, Miriam Lohr & Sonja Winterholler

Michael Jackson

 Esse nome desperta algum tipo de emoção ou opinião em quase todas as pessoas do nosso planeta. Por quase quatro décadas, Michael Jackson foi um destaque de nível mundial. Seu talento como cantor e dançarino permanece inigualável na história do pop; sua música, suas apresentações, seus clipes e turnês revolucionaram toda a cultura pop. Inúmeros artigos, relatórios, livros e ensaios sobre ele têm sido publicados, na tentativa de oferecer uma visão mais minuciosa de cada aspecto de sua vida profissional e, aparentemente mais interessante para algumas pessoas, de sua vida pessoal. É fato que a vida de Michael Jackson é altamente documentada – seja de forma verdadeira ou não. Então, o que ainda pode ser dito sobre Michael Jackson que o mundo não saiba?

Bem, há um outro lado do homem, do mito, da lenda. São os seus fãs. A carreira de Michael Jackson jamais teria sido a mesma sem os milhões de fãs em todo o mundo, que permaneceram com ele por mais de 40 anos. Eles foram muito importantes não só para Michael Jackson, o artista, mas também para Michael, o ser humano. Seus fãs ficaram ao seu lado tanto nos momentos bons quanto nos ruins e o apoiaram quando a mídia tentou condená-lo. Mesmo quando o mundo inteiro se voltava contra ele, em suas provas e tribulações, Michael sempre podia contar com o apoio de seus fãs. Mas qual era a razão de tanta lealdade?

Este livro contém histórias e poemas que nenhum jornalista, biógrafo ou editor poderia escrever sobre Michael Jackson! Estes textos foram escritos por fãs e amigos de Michael que descrevem o excepcional relacionamento, o elo muito especial que existia entre eles e o ídolo. Ao ler essas histórias, você vai descobrir uma faceta de Michael Jackson que a maioria do público não conhecia, e entenderá por que seus fãs são considerados os mais leais de todos.

A ideia de criar este livro apareceu em nossas mentes muito antes do fatídico 25 de junho de 2009. Primeiramente, nós o tínhamos planejado como um presente para Michael. Quando ele anunciou seus shows em Londres, pensamos que seria o momento certo para transformar nosso conceito em realidade. Assim, no início de junho de 2009, começamos a entrar em contato com seus fã-clubes, comunidades e admiradores de todo mundo para recolhermos contribuições para o livro. Surpreendentemente, um amigo de Michael nos contou que tomou conhecimento da nossa ideia e que tinha adorado – e ele prometeu falar sobre o livro para o Michael quando fosse encontrá-lo no dia seguinte. Esse era o dia 23 de Junho de 2009.

Então, o inacreditável aconteceu em 25 de junho de 2009.
Passaram-se várias semanas até que pudéssemos pensar no projeto novamente. Naquele momento, porém, não fazia sentido continuar com o livro porque ele tinha sido projetado para o Michael. Tínhamos a intenção de mostrar a ele a alegria que trouxe para a vida de seus fãs, como ele os inspirou, como ele transformou vidas e como pequenas cortesias de sua parte significam tanto para nós. Não estávamos certos de que ele compreendia totalmente todas essas coisas. Ele provavelmente não sabia quão divertido era tudo isso para nós! Além do mais, nós temos certeza de que o Michael que conhecemos teria adorado ler sobre as experiências de seus fãs e seus encontros com ele (ou pelo menos seus esforços para realizar isso) através da nossa perspectiva. Nós acreditamos que ele teria rido muito!

De repente, esse projeto foi destruído. Não fazia mais sentido para ninguém continuar com o planejamento deste livro, então, pretendemos enterrá-lo junto com Michael.
Mas por alguma razão, o projeto não desapareceu de nossas mentes e começaram a formar-se perguntas em nossas cabeças. Percebemos que as próximas gerações de fãs de Michael Jackson nunca seriam capazes de experimentar o que nós pudemos. Como eles poderiam saber como era ser um fã na “era Michael Jackson”? Como eles poderiam aprender sobre o que o Michael gostava, como ele cuidava de seus fãs, como ele nunca perdia uma oportunidade de nos mostrar seu amor? Será que eles ouviriam falar sobre os “jogos de janela” e “espetáculos iluminados”, será que eles saberiam que o Michael era, diferentemente do que a mídia diz, um dos artistas mais acessíveis a seus fãs? Nós sabíamos que eles não encontrariam nada disso na mídia!

Percebemos que apenas nós, seus fãs, que experimentamos tudo isso, somente NÓS podemos contar essas histórias e o nosso amor e admiração por ele servem como um espelho da personalidade do Michael.

Assim, aos poucos compreendemos o quão errado seria deixar tudo isso passar em branco. Logo sentimos a necessidade de retomar este projeto, de fazermos o melhor possível para retratar e, então, preservar o Michael que conhecemos ao longo dos anos. Subitamente, nos tornamos testemunhas da vida de um dos cantores mais talentosos e, sem dúvida, o maior artista que já viveu neste planeta. Mas, talvez muito mais importante, somos testemunhas de um dos seres humanos mais sinceros que conhecemos e um verdadeiro exemplo de homem de valor.

Então, foi assim que começamos tudo de novo.
É verdade que foi muito difícil para os fãs recordarem suas memórias pessoais num momento de luto. Outros, entretanto, viram isso como uma forma de manter o Michael vivo ao relembrá-lo em suas histórias. Todos nós compartilhamos a sensação de que este livro pode perpetuar o seu legado e que sua publicação é importante – talvez, agora mais do que nunca!
Michael influenciou milhões ao redor do mundo! Ele tocou corações e nos abriu generosamente o seu. E nós aprendemos coisas muito importantes com ele – a amar, a cuidar e a doar! Por isso, decidimos que todo o dinheiro arrecadado neste livro irá para a caridade em nome de Michael.

 Ser fã de Michael Jackson, para nós, sempre significou muita alegria, acreditar no impossível, correr atrás de nossos sonhos, nunca perder a esperança, amizade, fugir da rotina e nos divertir intensamente! Foi realmente um passeio no lado selvagem – e nós amamos cada segundo dele!

Que este livro ajude a manter viva a sua memória por muitas gerações de fãs que se seguirão. Não apenas do Michael Jackson, o superstar, o Moonwalker ou o Rei do Pop – mas também do Michael, do homem que tão abnegadamente tentou mostrar ao mundo que é tudo sobre A.M.O.R.

           


Blogger news

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...