sábado, 8 de janeiro de 2011

Uma Biografia Ilustrada do Rei do Pop




USA Today, 14 de dezembro de 2010
Por Andrea Mandell

LOS ANGELES - Michael Jackson sempre soube como causar polêmica.

Quase 18 meses após a morte do artista, seus fãs especulam sobre o significado por trás do quadro reproduzido na capa de Michael, o disco póstumo de Jackson que é lançado hoje. O irmão de Michael, Jackie, e o artista, Kadir Nelson, dividem a história por trás da capa do CD em uma entrevista exclusiva.

Em 2003, enquanto gravava a música One More Chance, Jackson viu um quadro em tributo à vida de Marvin Gaye no estúdio onde estava. O Rei do Pop imediatamente ligou para Nelson. "Ele disse, 'Eu quero um sobre mim, mas eu quero que seja maior,' " conta Nelson. "Ele sempre foi assim," acrescenta Jackie com um sorriso.

Mas com os problemas judiciários de Jackson na época, "acabou caindo por terra," diz Nelson.

Duas semanas após a morte de Jackson em junho de 2009, o quadro de 2,74m por 1,37m foi re-encomendado pelo seu espólio. Parte do quadro é reproduzido na capa do CD e aparecerá em posters promocionais. Fãs que conhecem bastante Michael Jackson localizarão uma nave, em alusão à colaboração do cantor num álbum para o filme de 1982, E.T., e uma pomba dourada em pleno vôo, um aceno ao seu drama nas cortes.

Os filhos de Jackson, Paris, Prince e "Blanket", aparecem no quadro várias vezes. Em uma cena, eles estão sentados do lado de Michael, sua mão segurando uma gigantesca pistola de água. Jackie diz que pistolas de água eram - e continuam - ítens favoritos da família. "Eles sempre estão com pistolas de água (em Hayvenhurst, a casa da família Jackson em Encino)," diz Jackie, rindo. "Você tem de ser cauteloso - eles não ligam para a roupa que você está usando."

Nelson retratou vários amigos famosos de Jackson no quadro, mas os fãs não encontrarão Elizabeth Taylor, Madonna, Oprah Winfrey ou Debbie Rowe nas reproduções. Nelson e Jackie dizem que estes famosos reteram a permissão de direitos autorais e ficarão de fora da versão lançada.

A recusa mais surpreendente, diz Jackie, foi de Taylor. "Depois de tudo o que ele fez por Liz Taylor," ele murmura, balançando a cabeça. Quem poderá ser visto nos posters? Amigos como Naomi Campbell, Tatum O' Neal e a ex-esposa Lisa Marie Presley.

Há 50 representações do popstar no quadro para comemorar os anos que ele viveu. "Eu tinha de contar todos os dias para me certificar se não havia pulado nenhuma," conta Nelson, que incluiu um coroado peixe-dourado preso dentro de uma bolha. "Michael era tão popular, ele viveu (como um peixe) em uma bolha."

Para a imagem dominante de Jackson no quadro, Nelson se concentrou na idéia de realeza, colocando Michael em uma armadura com sua mão em cima de seu coração, "porque Michael colocava seu coração em tudo o que fazia," disse Nelson.

Jackie gesticula para uma minúscula Volkswagen no quadro que relembra ele do começo da carreira. "O ônibus," ele diz, lembrando como eles ficavam "congelados, íamos pra Chicago no frio e na neve. Nós saíamos daquele ônibus com os instrumentos e escorregávamos no gelo."

Hoje, ele diz, a família ainda está se recuperando da morte de Michael: "É algo que você nunca supera."


Tradução de Bruno Couto Pórpora

MJMoonwalker

Blogger news

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...