Michael Jackson HIStory Tour
Quando a HIStory Tour de Michael Jackson voltou para a Europa no verão de 1997, eu finalmente realizei o meu sonho de seguir uma uma turnêr, ao menos por alguns meses. Um dos meus amigos e eu viajamos juntos e acabou se tornando 'tour dos animais de estimação. Nós viajamos de local para local sobre os caminhões gigantes que arrastaram ao redor do palco e equipamentos e estavam em frente a barreira em cada concerto antes de os portões se abriram para o público.
Tour era cansativo, mesmo para um fã! Ficávamos muitas vezes exaustos da viagem e tivemos que esperar horas o começo de todos os concertos, esmagado contra a barreira de frente, calor e com sede. Mas assim que Michael explodiu no palco, esquecemos todo o nosso desconforto e derretíamos em seu desempenho, cativado e hipnotizado.
Nós sempre ficávamos na mesma posição, para a direita de Michael, junto com os outros "seguidores", alguns dos quais tinham seguido a tour inteira, e outros de que tinha participado das tours Dangerous e Bad também. Michael sabia onde nos encontrar e reconhecer todos nós, de muitas formas, fazendo contato com os olhos, lendo nossos banners e apontando para nós.
Na maioria das noites, meu amigo e eu deixaríamos o show pouco antes do final de Heal the World (que era a penúltima canção), tentar descobrir qual a rota Michael estava tomando e caminhar até quanto podíamos nessa direção. Quando ouvimos a explosão dos fogos de artifício no final do concerto, iriamos para a luz mais próxima e esperar lá.
Às vezes, nosso plano falhou, ou porque nós tínhamos o caminho errado ou as luzes eram verdes quando ele chegou.( a polícia o acompanharia até que ele tinha se retirado do estádio mas escaparia antes que ele nos alcançasse).
Mas a maior parte das vezes, o carro do Michael levantaria ao nosso lado e nós estaríamos na sua janela contando-o o quanto o amamos.
Após o concerto em Hockenheim, na Alemanha, nós esbarramos guitarrista de Michael, Jennifer Batten, nos bastidores (foto acima). Ela nos disse que Michael tinha apontado-nos para ela uma vez, enquanto observa a multidão em uma tela antes de um concerto. Ele achava que eram crianças e tinham fugido de casa para seguir a turnê :-).
Nós demos a Jennifer um pequeno presente para Michael com a nossa foto. No show seguinte, em Copenhague, na Dinamarca, ele continuou olhando e apontando para nós e durante Heal the World, ele curvou-se para nós. explodiu totalmente nossas mentes!
Eu nunca encontrei Michael adequadamente na turnê HIStory, mas a ligação que eu tinha feito em Praga ficou mais forte e na hora que eu disse adeus a ele em Ostend, na Bélgica, ele pelo menos sabia quem eu era e que eu o amava com todo o meu coração. Esse conhecimento me manteve flutuando até a próxima vez que eu viajei para vê-lo, que foi para Munique, na Alemanha, em julho de 1999.
Aqui está uma lista dos concertos a que assisti da HIStory:
07 de setembro de 1996, Praga, República Checa
09 de julho de 1997; Sheffield, Inglaterra
12 de julho de 1997; Estádio de Wembley, na Inglaterra
15 de julho de 1997; Estádio de Wembley, na Inglaterra
17 julho de 1997; Estádio de Wembley, na Inglaterra
19 de julho de 1997, Dublin, Irlanda
1 de agosto de 1997; Berlim, Alemanha
03 de agosto de 1997; Leipzig, Alemanha
10 de agosto de 1997; Hockenheim, Alemanha
Agosto 14, 1997, Dinamarca, Copenhaga
16 de agosto de 1997; Gotemburgo, Suécia
19 agosto, 1997; Oslo, Noruega
22 de agosto de 1997; Talinn, na Estónia
24 de agosto de 1997; Helsínquia, Finlândia
26 de agosto de 1997; Helsínquia, Finlândia
29 de agosto de 1997; Dinamarca, Copenhaga
3 de setembro de 1997; Ostend, Bélgica