domingo, 30 de outubro de 2011

30 de Outubro de 2011- Invincible 10 anos



Invincible é o décimo álbum de estúdio do cantor americano Michael Jackson lançado pelaEpic Records em 2001, que reúne dezesseis canções inéditas. Foi a primeira coleção de canções inéditas lançada pelo astro em dez anos, e tem como convidados o guitarristaCarlos Santana, a cantora Brandy e contém ainda um rap póstumo de Notorious B.I.G.

Nas canções “Unbreakable”, “You Rock My World”, “Break of Dawn” e “Threatened”, Jackson assume a execução rítmica, tocando todos os instrumentos musicais.

O álbum estreou no primeiro lugar entre os mais vendidos em treze países, incluindo Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e França. O lançamento de Invincible foi seguido pelos compactos de “Butterflies” na América e de “Cry” na Europa, Ásia e Oceania. Apesar de ter vendido mais de 13 milhões de cópias o álbum foi considerado pela crítica um fracasso comercial comparado aos trabalhos anteriores.

 Desentendimentos entre Jackson e a diretoria da Sony Music levaram à interrupção da divulgação de Invincible pouco depois doNatal de 2001.

O álbum recebeu elogios da crítica e foi votado pelos leitores da Billboard como o melhor da década

Speechless


Speechless” é uma canção da gravação do artista americano Michael Jackson, incluída em seu décimo álbum de estúdio, Invincible, de 2001. O cantor se inspirou para escrever a canção após uma luta de balão de água com as crianças na Alemanha. Jackson a produziu, em colaboração com músicos como Jeremy Lubbock, Buxer Brad, Novoq Novi, Bradley Stuart e Bruce Swedien. Andrae Crouch e seu coral gospel fazem backing vocals.

Os executivos da gravadora de Jackson, a Epic Records, respondeu positivamente à pista quando dado um mês antes do lançamento do preview várias Invincible. “Spechless” foi lançada como um single promocional, recebendo revisões misturadas dos críticos de música. Comentário centrou-se na faixa de um cappellas, letra e música. Um clipe de Michael Jackson cantando “Spechless” foi incluída no filme documentário de 2009, os concertos de Michael Jackson’s This Is It.

You Rock My World
Single 1°
A princípio Michael planejou que o primeiro single do álbum fosse “Unbreakable”, outro hit do álbum que certamente seria melhor recebida pelo público americano por além de ser mais dançante, conter a participação do rapper Notorious B.I.G., entretanto, You Rock My Worldvazou ilegalmente para duas das principais rádios americanas em setembro de 2001, antes de “Unbreakable” ser lançada, então a equipe de marketing da Sony decidiu lançar You Rock My World como 1º compacto. A partir daí iniciou-se uma grande confusão entre a gravadora e o cantor mais poderoso do mundo, sendo até considerada a maior briga entre cantor e gravadora da história. Michael negou-se a fazer qualquer tipo de promoção para o álbum e só aceitou gravar o videoclipe desta música porque seus advogados encontraram cláusulas em seu contrato com a Sony, onde caso ele não aceitasse gravar o clipe, seria processado. Sentindo-se humilhado, Michael resolve atingir diretamente a presidência da empresa e acusaTommy Mottola de racista. O fato gerou um tremendo mal estar e Michael resolve sair da equipe da gravadora. Firma-se então um acordo: Michael poderá deixar a Sony, mas antes deverá lançar uma “trilogia” de coletâneas com seus grandes sucessos. Dessa forma, You Rock My World ficou conhecida como a última “grande música” de Michael Jackson.
You Rock My World foi um sucesso arrebatador. A canção chegou na #1 colocação no United World Chart com cerca de 3 milhões de copias vendidas, era o retorno do Rei do Pop ao seu lugar, o top das paradas de sucesso. Nos Estados Unidos alcançou a #10 posição no Chart Billboard, já no Reino Unido You Rock My World chegou a #2 posição. No Brasil a música também foi muito bem sucedida, permanecendo semanas em 1º lugar nas paradas das rádios de todo o país. Por You Rock My World, Jackson em 2002 foi nomeado para o Grammy Awardde Melhor Vocal Pop Masculino

Performace ao vivo

Michael só performou a música ao vivo nos 2 shows realizados em 07/09 e 10/09 de 2001 respectivamente para a comemoração dos seus 30 anos de carreira solo. A música era o encerramento dos shows e em um dos shows, mais especificamente o do dia 07, que foi televisionado, o cantor Usher e o ator Chris Tucker dançaram junto de Michael. No Grammy de 2002 Michael Jackson apresentaria You Rock My World, mas a organização do evento boicotou tal apresentação porque Michael Jackson aceitou ir ao American Music Awards de 2001 para receber o prêmio de Lenda Viva.

Butterflies

Single 2°
Butterflies” é uma canção do cantor e compositor americano Michael Jackson, lançada como segundo single do álbum Invincible, em 2001. A canção foi lançada nos Estados Unidos ao mesmo tempo em que “Cry” era lançada na Europa. A canção foi mandada pela dupla de neo soul Floetry como demo para Michael, que gostou e gravou a música. Em uma entrevista da época, Jackson disse que era sua canção preferida do álbum. Por razões inexplicáveis, provavelmente pela briga de Michael com o dirigentes da Sony, o lançamento comercial do single foi cancelado. A canção foi lançada promocionalmente para estações de rádio E.U.A; em janeiro de 2002, dos três singles do álbum Invincible, apenas Butterflies não possui videoclipe.

Desempenho nas paradas musicais

A gravadora lançou os promos nos Estados Unidos em vez da balada produzida por R.Kelly, “Cry”, a canção conseguiu um bom desempenho das estáções de R&B, alcançando a 2ª posição na Hot R&B/Hip-Hop Songs dos Estados Unidos e a 14ª posiçaõ da Billboard Hot 100. Com tamanho sucesso, contando o fato de não haver um clipe dessa canção, promos foram também lançandos na Europa a fim de divulgar somente nas rádios, o resultado foi desastroso, Butterflies ficou na #87 posição no Top 100 no Chart Europeu permanecendo nele por uma semana.

Cry

3° Single
Cry” é uma canção do cantor e compositor americano Michael Jackson, lançada como segundo single do álbum Invincible, em 2001. A canção foi lançada na Europa ao mesmo tempo em que “Butterflies” foi lançada na América. A canção é a segunda de R. Kelly gravada por Jackson, que anteriormente tinha gravado “You Are Not Alone” e posteriormente “One More Chance”.

Música

Assim como “You Rock My World”, “Cry” sofreu ainda mais com a briga de Jackson com a direção da Sony Music. Lançada em dezembro de 2001, seu desempenho não foi satisfatório, algo como o que houve em 1988 com a canção Man in the Mirror com falta de airplay e um video totalmente pobre, em que o astro nem aparece. A faixa esteve no Top 75 por apenas 4 semanas e seu single vendeu apenas 20.000 cópias nos Estados Unidos e 600.000 mundialmente.

Videoclipe

O vídeo de Cry foi dirigido por Nicholas Brandt, que tinha trabalhado com Michael em três vídeos do álbum HIStory: Earth Song, Childhood e Stranger in Moscow. Michael recusou-se a fazer o clipe, devido a sua briga com a Sony. O vídeo então foi lançado sem a participação de Michael. A montagem de cenas foi no estilo de Man in the Mirror e Heal The World, no qual Jackson não aparece.
A produção do videoclipe de Cry escolheu seis locais diferentes dos Estados Unidos para filmagem. Em Squaw Valley, 400 pessoas foram chamadas, já em Mare Island Bridge, na Califórnia foi preciso ajuda policial para parar o tráfego na ponte, por um período de 6 horas. Outros locais para a gravação do clipe foram em São Francisco, na praia de Pescadero onde participaram mais de 150 figurantes. A Floresta Nacional de Redwood localizada em San Mateo também foi um cenário organizado por uma equipe de 75 pessoas entre produtores e técnicos.

Ruptura com a Sony

Durante a rápida divulgação do álbum ficaram explícitas as divergências entre Michael e o então-chefe da Sony Music, Tommy Mottola. Os problemas começaram em 2000, quando Jackson tentou retirar a licença das gravações originais do catálogo dele da gravadora para lançamento independente. Assim, Michael não precisaria dividir os lucros com a Sony. Entretanto, os advogados de Jackson encontraram cláusulas no contrato dele com a gravadora que impediam a transação.
Para evitar uma disputa judicial, Michael e a Sony fecharam um acordo que permitiria que ele abandonasse a gravadora depois do lançamento de Invincible, mas não antes de um pacote de coletâneas que reuniriam os maiores sucessos dele. A crise se acentuou quando a canção “You Rock My World” vazou para as rádios ilegalmente e teve que ser lançada como primeiro compacto do álbum. Michael queria “Unbreakable” e se negou a colaborar com a divulgação: não fez aparições promocionais e não gravou videoclipes para os compactos de “Butterflies” e “Cry”.
Em 2002, Jackson convocou entrevista coletiva para externar os conflitos com a gravadora e chamou Mottola de ‘maligno’ e ‘racista’. A Sony reagiu por meio de nota enviada à imprensaafirmando estranhar as alegações, uma vez que Tommy já havia sido marido de Mariah Carey, descendente de negros.
A imprensa chegou a especular que as vendas de Invincible, consideradas fracas por muitos especialistas, teriam acentuado as divergências entre o astro e a gravadora.

Curiosidades

  • O álbum Invincible estava previsto para ser lançado no dia 11 de Setembro de 2001, em Nova York, logo após os dois concertos para comemorar os trinta anos de carreira de Michael no Madison Square Garden, mas os atentados terroristas às Torres Gêmeas o fizeram adiar o lançamento do álbum.
  • Foram gastos 30 milhões de dólares para produzir o disco. Invincible vendeu 366.272 cópias na semana de estréia nos Estados Unidos. O álbum conquistou a primeira posição apesar da forte concorrência da coletânea GHV2, da cantora Madonna.
  • O rap de Rod Serling na canção “Threatened” foi construído por meio de recortes digitais de frases narradas por ele nos episódios da série The Twilight Zone.
  • Invincible esteve disponível, por tempo limitado, em cinco capas de cores diferentes: prata, dourado, azul, vermelho e verde. Atualmente é prensado somente na cor prata.
  • A cantora Brandy faz segunda voz em “Unbreakable”. Michael retribuiu o favor gravando vocais para a canção “It’s Not Worth It”, do álbumFull Moon da cantora, de 2002.
  • A música “Shout”, gravada para Invincible e que ficou fora da seleção de faixas, foi reaproveitada pelo produtor Teddy Riley no primeiro álbum solo do cantor Nick Carter, membro do grupo Backstreet Boys. Já a faixa “Rock Your Body”, gravada por Justin Timberlake, foi escrita pelo mesmo e pelos produtores Pharrell Williams e Chad Hugo para Jackson, mas conflitos de agenda impediram que o trio se encontrasse para que a canção fosse apresentada ao astro.
  • O álbum foi dedicado a Benjamin Hermansen, um garoto negro, amigo de Omer Bhatti, que foi morto a facadas por um grupo de neo-nazistas em Oslo na Noruega em 26 de janeiro de 2001.
Cquote1.svgEste álbum é dedicado a Benjamin “Benny” Hermansen. Que possamos continuar a lembrar-se de não julgar o homem pela cor da sua pele, mas o conteúdo de seu caráter. Benjamin … Nós te amamos … Você pode descansar em paz.Cquote2.svg
Michael Jackson
  • Michael compôs a música “Speechless” enquanto brincava com os filhos no rancho Neverland e a dedicou a eles. Na faixa ele canta: “Quando estou com vocês nada parece real e me faltam palavras para explicar o quanto os amo”.
  • A canção “Heaven Can Wait” começou a ser tocada espontaneamente por algumas rádios americanas em 2002 e fez um sucesso razoável, considerando que nunca foi lançada oficialmente.
  • A revista Billboard, considerada a mais importante dos Estados Unidos na área musical e que semanalmente divulga as paradas dos discos, DVDs e músicas mais vendidas e canções mais tocadas nas rádios do país, escolheu, através de votação, Invincible como álbum da década e This Is It do ano (2009).
  • Michael compôs a música “The Lost Children” em homenagem a algumas crianças desabrigadas da África.
  • Foi lançando, antes mesmo do álbum, o disco em cópias limitadissímas “A Taste of Invincible”, que trouxe seis canções que seriam os verdadeiros singles, sendo eles: Unbreakable, Heaven Can Wait, Break Of Dawn, You Rock My World, Butterflies e Cry. Estima-se que este disco atualmente custa 900 dólares.
  • A música “Whatever Happens” teve um videoclipe de tributo produzido pelo fã-clube brasileiro “The Magic of Michael Jackson” e lançado no YouTube em 2009, intitulado “Michael Jackson’s Whatever Happens”. O videoclipe foi o primeiro não oficial do mundo produzido por fãs do Rei do Pop.

Blogger news

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...