quinta-feira, 3 de março de 2011

O Espelho de Pan

por Daniele Soares em 2003
baseado em análise de Perrin Daynes



Ele mora na Terra do Nunca, gosta de se divertir como criança, quer voar e recusa-se a crescer. Não, este não é o menino da famosa estória de J. M. Barrie, Peter Pan. Trata-se de Michael Jackson. Por seu modo de vida e de enxergar o mundo, Michael sempre representou uma face pura, infantil e inocente da humanidade, um autêntico Peter Pan da vida real. No entanto, ao se deparar agora com um outro homem por trás do menino, a mente de alguns fãs se encobriu com uma nuvem de dúvida.

Em uma recente entrevista à revista americana Rolling Stone, Lisa Marie Presley, ex-mulher do Rei do Pop, intrigou muitos ao falar sobre ele não como astro e mito, mas como homem. Sim, ao contrário de Peter Pan, ele bebe, fala palavrão, conta piadas e faz sexo. Michael Jackson nem mesmo fala com sua típica voz doce o tempo inteiro.

Os fãs gostam dessa idéia dele ser carnal e imperfeito, mas ao mesmo tempo querem-no como uma personificação daquilo que eles admiram e que não conseguiram guardar: pureza e inocência.

As pessoas querem que Michael seja humano, mas devido a sua eterna auto-analogia com Peter Pan, muitos ficaram confusos e outros até decepcionados com o que contou Lisa Marie. E agora alguns fãs questionam: "Quem é o verdadeiro Michael Jackson?" Não seria, porém, mais adequado perguntar: "Quem é o verdadeiro Peter Pan?"
 
Por alguma razão, as pessoas pensam que, assim como Michael, Pan é mágico, doce, puro e inocente. De fato, ele é mágico (ele pode voar e conversar com fadas) e naturalmente doce, mas será que inteiramente puro e inocente?

Ora, uma cena fascinante da história, e que você não verá na versão Disney, é quando Wendy, João e Miguel voltam para casa e encontram seu pai dormindo num canil, e Miguel fica desapontado porque "ele não é tão grande quanto o pirata que matei". Sim, ao contrário da versão Disney, o Peter Pan e os Garotos Perdidos de J. M. Berrie usavam suas espadas para matar seus inimigos. Dessa forma, a inocência de Pan era momentaneamente substituída pela violência, para que ele pudesse sobreviver a lutas contra o Capitão Gancho e seus piratas.

Assim como ele, Michael não pode agir inocentemente o tempo todo. No traiçoeiro mundo do showbusiness, a inocência ingênua certamente pode originar fracasso, e Michael é a celebridade de maior sucesso de todos os tempos. Para Peter, omitir sua inocência era uma questão de sobrevivência na Terra do Nunca; para Michael, ter de ser maduro e adulto é uma questão de sobrevivência no showbusiness. Isto não significa, contudo, que eles não tenham pureza e inocência no coração. É apenas uma questão de agir, sentir e pensar diferente a cada ocasião diferente que a vida oferece.

E Peter também teve problemas com garotas. A fada Sininho amava profundamente Peter e odiava Wendy, porque esta queria que ele mudasse alguns de seus comportamentos; que ele fosse mais responsável. Em uma cena da estória, Sininho induz os Garotos Perdidos, que confundiram Wendy com um pássaro, a atirarem contra ela, dizendo que "Peter quer que vocês atirem em Wendy." Assim, ela é flechada no peito e quase morre devido ao forte ciúme da pequena fada. Sininho sentia-se ameaçada pela chegada de uma outra figura feminina.
 
Wendy queria que Peter fosse um cavalheiro; Peter queria que ela fosse uma mãe, mas ela certamente queria algo mais dele. No final, Pan permitiu que ela e os Garotos Perdidos voltassem para casa sem ele, preferindo ficar na Terra do Nunca brincando com Sininho. Deixar a ilha e ter de viver de acordo com padrões sociais não estava no coração de Peter. Ele queria apenas ser um garotinho para sempre e se divertir. Isto não é familiar? Assim como Pan, Michael seguiu o coração e nunca abriu mão de vivenciar seu desejo de eterna infância, mesmo significando estar fora das normas convencionais.

E esse desejo era também tão forte em Peter, que na ocasião em que ele foi visitar Wendy e percebeu que ela havia crescido, sua dor foi tamanha que ele rompeu em lágrimas. É a cena mais tocante de todo o livro. Então, ao invés de levar Wendy para a Terra do Nunca, Peter levou Jane, sua pequena filha.

Possivelmente Michael também encontrou "Wendies" na vida. Mulheres que ele amava, mas que queriam de alguma forma mudar seu comportamento, deixando-lhe nenhuma outra opção senão a da escolha. A escolha da liberdade.

E liberdade é exatamente o que representa Peter Pan. É estar livre não somente da idade adulta, mas também dos padrões polidos. É estar livre, principalmente, para saber os momentos certos de vivenciar o espírito infantil. Portanto, quando Michael diz que é Peter Pan, não pense que ele está sendo falso e simplesmente vendendo uma imagem de inocência. Ele é de fato Peter Pan de coração, mas muitos simplesmente ainda desconhecem o que Peter Pan realmente representa.


Fonte:
MJ Beats | Blog Love Miike | MJJ Secret Lovers

Blogger news

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...