segunda-feira, 14 de março de 2011

Por dentro de Hollywood Tonight

por Joe Vogel em 14/03/11


Michael Jackson ficou tão impressionado com a dançarina, Sofia Boutella – estrela do novo vídeo do ícone para “Hollywood Tonight” – ele estava pronto para oferecer à ela a oportunidade de uma vida: a chance de dançar com ele na séria de concertos This Is It no O2 Arena em Londres. Infelizmente, ela ainda estava sob contrato para a turnê Confessions de Madonna e não poderia sair fora. Vendo o quando Boutella estava decepcionada, Jackson virou para alguns de seus colaboradores e disse: “Eu costumava sair com Madonna. Eu deveria ligar pra ela.”

Enquanto Boutella não conseguiu estar em This Is It, ela presta uma admirável homenagem ao Rei do Pop em seu mais recente vídeo póstumo, onde encarna a história de uma jovem e ambiciosa garota tentando se fazer em Hollywood sem ser engolida por suas armadilhas e ilusões. É um conto bem desgastado, mas é realizado com muito bom gosto pelo diretor, Wayne Isham, e acendido pela energia contagiante e talento de Boutella. O vídeo também lembra – junto com os recentes tributos à MJ no American Idol e Glee – como continua profunda a influência de Jackson nas novas gerações (muitos dos quais só o ‘descobriram’ depois de sua trágica morte em 2009).

“Hollywood Tonight” é o segundo single a ser lançado do álbum póstumo de Jackson, MICHAEL (‘Behind the Mask” é o single alternativo para vários países, incluindo os Estados Unidos).
 
A canção tem uma história longa e sinuosa. Jackson primeiro fez um rascunho da letra em 1999 enquanto estava no Hotel Beverlly Hills. Logo depois, ele começou a trabalhar na música com seu amigo de longa data e colaborador, Brad Buxer (que co-escreveu a canção). A canção viajou com eles de Los Angeles até Nova York, de Miami para Neverland, durante as primeiras sessões de Invincible. Jackson e Buxer estavam colocando para fora alguns materiais marcantes naquele momento, incluindo canções como “Beautiful Girl”, “The Way You Love Me”, “Speechless”, “The Lost Children”, “Shut Up and Dance” (uma ótima faixa dançante que Jackson e Buxer trabalharam com Michael Prince e Eric Kirkland com ecos de Stevie Wonder e se aproxima de Bad, infelizmente, os vocais não estão completos) e “I Was the Loser” (uma boa e melódica faixa mid-tempo sobre um amor perdido que está praticamente terminada), entre outras. Alguns anos antes Jackson e Buxer também trabalharam em destaques artísticos como “Morphine’ e “In the Back”.

Jackson amava a parte de canto Gregoriano na abertura de “Hollywood” (idéia dele), a harmonia “westbound, greyhound”, o assobio no final – mas parou de trabalhar nela uma vez que o produtor Rodney Jerkins veio a bordo para Invincible.

Ao longo dos próximos dez anos, no entanto, ele retornou à essa faixa inúmeras vezes. Para a linha de baixo, ele estava procurando por algo similar à “Billie Jean”, mas distinto. “Faça um baixo suave em “Hollywood”, ele indicou em uma nota. Suas demos iniciais apresentavam duas linhas de baixo em camadas (Michael Prince adicionou a batida de “Billie Jean” no último mix que MJ pediu). Jackson e Brad Buxer continuaram mexendo com ela em Las Vegas em 2007. Por um tempo, ele gostou da idéia de terminá-la com o som de um ônibus saindo ou chegando. No entando ele finalmente decidiu concluir com o assobio, desde que as justaposições ficaram um pouco estranhas.
 
Em outubro de 2008, Jackson, agora morando em Los Angeles, pediu para o engenheiro de gravação Michael Prince para colocar o último mix de “Hollywood" no cd então ele poderia escutá-la e ver o que deveria ser melhorado. Infelizmente, ele nunca chegou a trabalhar nela novamente.

O novo single de “Hollywood” é mais fiel à essa última versão do que o do álbum. É claro que Jackson tinha intenção de continuar trabalhando nela, razão pela qual o Espólio e a Sony inicialmente trouxeram dois de seus colaboradores mais próximos, Theron Feemster (conhecido como Neff-U) e Teddy Riley, para tentar finalizar a canção. Feemster teve a primeira tentativa e veio com algumas misturas sólidas; a Sony ainda não sentiu que estava pronto e em seguida deu uma chance a Teddy Riley. A produção de Riley, reteve muito da demo de Michael e Brad (incluindo a introdução e o final), elementos da mixagem de Feemster (incluindo o fantástico riff funky de guitarra e os metais), adicionou um pouco mais de vigor, e se tornou a versão do álbum.

Depois do lançamento, no entando, muitos fãs manifestaram preocupações sobre a) vocais muito processados, e b) a longa bridge falada. Jackson tinha, de fato, escrito a letra para sua própria bridge, a qual era muito mais sombria do que a de Riley. A bridge de Jackson diz o seguinte:


She doesn’t even have a ticket
(Ela não tem sequer um bilhete)
She doesn’t even have a way back home
(Ela nem mesmo tem uma casa pra voltar)
She’s lost and she’s alone
(Ela está perdida e sozinha)
There’s no place for her to go
(Não existe lugar pra ela ir)
She is young and she is cold
(Ela é jovem e está com frio)
Just like her father told her so
(Assim como seu pai lhe disse)
 
Enquanto a versão de Jackson destaca a tragédia e incerteza de um sonho adiado, a bridge de Teddy Riley opta por uma solução mais positiva e arrumada. “Com essa bridge nós meio que fizemos o sucesso dela,” Riley explicou. “Ela completou sua missão.”

Riley teria sem dúvida usado a versão de Jackson com seus vocais para isso. Infelizmente, eles nunca foram gravados. Com o novo single, no entando, a Sony decidiu cortar a parte falada completamente e mostrar ao invés disso um pouco da tensão e drama intensificados que Jackson pretendia para esta seção. Eles usaram seu beatboxing, sua idéia de metais em expansão, e seus vocais operísticos (tirados de uma fita onde foram executados durante uma sessão de gravação em um quarto de hotel). Além da bridge, os vocais no novo single foram deixados não-processados e a produção é dimensionada para trás. O resultado é um single mais 'cru', funky, mas menos finalizado do que a versão do álbum.

“Hollywood Tonight”, então, passou por vários encarnações: as várias, diferentes demos que Jackson gravou com Brad Buxer e Michael Prince, desde 1999 até 2008; as duas versões que Theron Feemster trabalhou após a morte de Jackson (uma das quais é declaradamente bastante impressionante); a versão polida do álbum completada por Teddy Riley; e, claro, esse novo single. Todas são necessariamente aproximações para o que Jackson teria finalmente lançado ao finalizar de sua forma. Essa é a natureza de lançamentos póstumos. Eles sempre serão imperfeitos e sempre vão gerar intenso debate.

Mas para a maioria dos amantes da música, vamos pegar qualquer novidade de Michael Jackson que pudermos obter, não importa se são demos, novas misturas ou remixes. "Hollywood Tonight" poderia estar juntando poeira em um cofre, em vez disso, está fazendo as pessoas dançarem nas ruas.


Fonte:
http://joevogel.wordpress.com/
Créditos:: MJJ Secret Lovers
 
 

Blogger news

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...