sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Curiosidade: Black Or White





Os quatro minutos finais de Black or White, transmitidos para mais de 500 milhões de pessoas em 27 países, provocou a ira dos puritanos americanos. Alegando que as cenas incentivavam a violência, elas foram cortadas do clipe original, e MJ se retratou com um pedido de desculpas na mídia. Acontece que aqueles eram os quatro minutos mais importantes do vídeo inteiro!


Agora vamos as considerações:


1) Michael Jackson se transforma em pantera (06:48 e 10:43) – Os Panteras Negras eram um grupo político que surgiu nos anos 60 nos EUA, com intuito de proteger os guetos negros de policiais e racistas. Em determinada época, os Panteras Negras defendiam o armamento, a isenção de impostos e o pagamento de indenizações pelos anos de escravidão a todos os negros da América. Com o passar do tempo, a rebeldia anárquica foi dando espaço à política, e os Panteras passaram a investir em serviços sociais nas comunidades carentes.


2) Dançar sem música – Michael não dança sem música. É um recado para os críticos, do tipo “vocês não estão me ouvindo, mas eu não vou parar por causa disso”. Por causa da mudança de cor, MJ foi bombardeado pela mídia. Black or White nada mais é do que um desabafo do cantor contra a discriminação que estava sofrendo.


3) Cantando na Chuva (08:32) – Uma rua deserta, um poste e um dancarino. Dêem um guarda-chuva ao Michael e um pouco de água caíndo de cima e nós temos a mesma cena imortalizada pelo Gene Kelly.


4) O quebra-quebra - Porque MJ arrebenta com tudo que está na rua? É só olhar com um pouco de atenção: suásticas, Ku-Klux-Klan, mensagens de ódio e de preconceito estão pichadas nas coisas que ele quebra. Chega de discriminação, chega de intolerância, é essa a mensagem.


5) O pecado mora ao lado (09:40) - Só meu me lembrei da famosa cena da Marilyn Monroe no bueiro, quando uma lufada de ar levanta seu vestido (dadas as suas devidas diferenças)? O clipe não economiza referências a cultura pop americana, dos filmes antigos de sucesso aos Simpsons (não é por nada, mas no início do clipe, aquela história de pai discutindo com o filho por causa da música, não lembra uma certa banda?).


MJ cai no chão, rasga a roupa e solta um berro (10:10) - Momento mais cheio de referências. Impossível não lembrar de Highlander - O Imortal. Pode ser interpretado como "Me critiquem, me desmoralizem, mas não vão me destruir porque eu sou imortal". Rasgar as roupas e berrar é como se fosse um símbolo para a libertação. Depois do desabafo, o alívio. E a fachada do hotel que desaba está escrito "Royal Arms Hotel". Royal Arms é o nome designado as tropas armadas imperialistas, podendo servir para as tropas da Inglaterra ou para os guerrilheiros dos países da África do sul, em constante guerra étnica.

Créditos :: MJJ Secret Lovers

Blogger news

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...